Atividades Educação Infantil para a Primavera

0

A Estação do Ano que leva o nome de Primavera vem logo após o frio do inverno e antes do calor do verão. Nenhuma estação tem o clima mais fresco e colorido que a primavera. É a estação das flores. E no Atividades para Professores trouxemos várias Atividades.

Imprima e trabalhe em sala de aula o tema Primavera. As crianças irão gostar!

Vamos aprender mais sobre a Primavera?

A maior parte da nossa vida gira em torno do tempo e, portanto, das estações do Ano. Mas como as estações são formadas? Por que é que quando é verão aqui no Brasil, em outras partes do mundo, está realmente frio? Isso é o que vamos saber agora !!!!

O astrônomo polonês Nicholas Copernicus, que viveu de 1473 a1543, depois de muitos estudos, numerosos cálculos e observações, descobriu que a terra gira em torno do sol, criando um movimento de translação e é este movimento que ocorre na mudança das estações.

Tudo acontece de uma maneira muito sincronizada: À medida que a Terra gira em torno do Sol, o eixo (linha reta que conecta os pólos norte e sul) da Terra é ligeiramente inclinado em relação movimento. Por causa dessa inclinação, a luz e o calor do sol não chegam com a mesma intensidade em todos os pontos da Terra ao longo do ano.

Dependendo da época do ano, o hemisfério sul pode receber mais calor solar do que o hemisfério norte. Neste caso, é verão no sul e inverno no norte. Quando o hemisfério norte recebe mais calor, é verão no norte e inverno no sul.

A posição do sol no céu e a inclinação dos raios do sol são outros fatores que modificam cada estação. É fácil entender com um exemplo: se você está em uma praia no hemisfério sul, ao meio-dia, no início do verão, vai definitivamente sentir muito calor, o que é porque você planeja chegar quase perpendicular ao chão os raios do sol, Por causa disso, sua sombra não é visível porque é projetada para baixo. Porém outra pessoa que está ao mesmo tempo no Hemisfério Norte verá sombras enormes, o que indica que os raios do sol descem um pouco, então esta área será o começo do inverno.

Foi no Império Romano que os nomes das estações foram dados como é até hoje

A primavera geralmente está associada ao renascimento da flora terrestre.

A primavera no hemisfério norte é chamada de “Northern Spring” e o hemisfério sul é chamado de “Southern Spring”. A “primavera setentrional” no hemisfério norte começa em 20 de março e termina em 21 de junho. A “primavera meridional”, no hemisfério sul, começa em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro.

Do ponto de vista da Astronomia, o equinócio da primavera começa em setembro e termina no solstício de dezembro, no caso do hemisfério norte começa no equinócio em março e termina no solstício de junho.

No dia em que o equinócio acontece, o dia e a noite têm a mesma duração. Com o tempo, os dias ficam mais longos e as noites mais curtas.

No final, no dia do equinócio, dia e noite têm a mesma duração na linha do equador. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite diminui um pouco, aumentando a luz do sol do respectivo hemisfério.

Essas divisões das estações pelos equinócios e solstícios podem ser uma fonte de erro, mas devem levar em conta a influência dos oceanos sobre a temperatura média das estações do ano. Na primavera do hemisfério sul, os oceanos do sul ainda estão frios e lentamente se aquecendo, então a primavera é quente durante toda a estação. Mas no hemisfério norte, sendo o continente maior, as temperaturas geralmente aumentam mais rapidamente.

Nesta época do ano, a natureza se torna mais bela do que nunca, vestindo-se com flores das mais variadas cores, os tons mais ricos, com intensos e variados aromas, por isso a Primavera é chamada de Estação das Flores. É o nascimento da primavera, que restabelece a alegria e a cor, depois de uma era cinzenta e fria. Ela está preparando a chegada do verão com seu calor intenso.

A palavra primavera vem do latim “primo vere”, que significa “antes do verão”.

A Primavera no Brasil

No Brasil, a primavera começa no dia 22 de setembro. Para a maior parte do Brasil, o período é marcado pelo aumento gradual da incidência de calor e precipitação. A primavera brasileira também é marcada pelo fenômeno natural El Niño, que intensifica as chuvas no centro-sul e as secas do Norte e Nordeste.

A principal característica da primavera é o recrescimento da flora, considerada a estação mais florescente do ano. Este período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande variedade de flores como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outros.

A temperatura na primavera é muito agradável. No entanto, é importante notar que estas estações são bem definidas como na Zona temperada do Norte (entre o Círculo Ártico e o Trópico de Câncer) e da Zona Temperada do Sul (entre o Círculo Polar Antártico eo Trópico de Capricórnio).

Em nosso país, a primavera causa mudanças nos padrões e temperaturas da chuva. períodos de chuva começam a chegar em grande parte do Brasil, mais ou menos no final da tarde, devido à intensificação do calor e umidade, típico desta temporada. No sul, as mudanças são quase imperceptíveis, enquanto no nordeste a seca persiste. A região mais afetada pelo calor é o centro-sul, mas as massas de ar frio não são raras aqui.

 Este é um momento em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. É, portanto, uma época em que a natureza é bela, apresentando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função desta floração é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.

No que diz respeito às alterações climáticas, as temperaturas aumentam gradualmente. A mesma coisa acontece com as águas do mar. As temperaturas, na maioria dos países do hemisfério sul, são moderadas.

Flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margarida, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, Alamanda, clivia, gerbera, hibiscos, gazania, jasmim, lágrima de cristo, boca-de-leão, crisântemos, frésias, narciso, violeta, girassol, Hortênsias, dama da noite.

As principais características da primavera são:

  • Temperatura fria: a temperatura nesta época do ano é geralmente suave e agradável.
  • Mudança de paisagem: a maioria das plantas desabrocham, colorem a natureza. Animais polinizadores tornam-se mais ativos.
  • Precipitação mais alta: Aumentar o calor também aumenta a umidade.
  • Horas do dia: os dias e as noites têm a mesma duração, devido ao movimento da translação. Ao longo da temporada, os dias ficam maiores.

Atividades Educação Infantil para a Primavera

atividades de primavera para colorir 2
atividades de primavera para colorir 2

Atividades de primavera para Colorir

atividades para alfabetizar primavera árvore
atividades para alfabetizar primavera árvore
atividades de primavera para colorir mascara de girassol
atividades de primavera para colorir mascara de girassol
atividades de primavera para colorir buque de flores
atividades de primavera para colorir buque de flores
atividades de primavera para colorir beija-flor
atividades de primavera para colorir beija-flor
atividades de primavera para colorir
atividades de primavera para colorir
atividades de primavera pinte os pontos
atividades de primavera pinte os pontos
atividades de primavera sequencia logica
atividades de primavera sequencia logica
atividades de primavera 2
atividades de primavera 2
atividades de primavera 1
atividades de primavera 1

Veja mais Atividades para a Primavera para Educação Infantil:

Fonte das imagens: https://www.smartkids.com.br/

Veja também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar e otimizar a experiência do usuário. Ok Saiba Mais

Política de Privacidade