Ultimate magazine theme for WordPress.

18 Dicas práticas para criar calma na sala de aula

0

Não importa a idade da criança, é importante ensinar a não negligenciar o funcionamento da sala de aula, ou seja, as regras simples que mantêm o tom da sala de aula segura, organizada e socialmente conectada.

Sem regras básicas de organização, qualquer sala de aula pode virar um caos.

O professor eficaz entende que a prevenção é melhor do que a intervenção e é constantemente observando a dinâmica social e as funções práticas da organização na sala de aula para garantir que os problemas não aumentem.

Para que os alunos estejam engajados e aprendam a ser educados e respeitosos, eles precisam aprender as habilidades sociais para que possam interagir entre si.

Mas o que é habilidade social?

A habilidade social é concebida por alguns como a capacidade de interagir com os outros, a fim de alcançar os objetivos desejados.

Mas considere que se for definida dessa forma, pode logicamente referir-se a qualquer atividade sem escrúpulos que permita às pessoas obter o que elas querem. Portanto, precisamos refinar a definição para nos referirmos ao que pode ser chamado de “metas sociais desejáveis”; isto é, metas que refletem valores sociais desejáveis ​​ou bons.

Este conceito é especialmente ajustado quando estamos preocupados com o desenvolvimento moral das crianças, pois o ensino de valores desejáveis ​​para nossos alunos é uma parte necessária e integrante do que professores e pais devem fazer.

Entre esses valores, devemos colocar tanto o respeito por si mesmo como o respeito pelos outros. Esses valores, respeito por si mesmos e pelos outros, geralmente não vêm naturalmente para as crianças sem a ajuda e orientação dos adultos.

É por isso que trouxemos abaixo dicas de gestão de sala de aula para auxiliar os professores a trabalhar a habilidade social como forma de também trazer calma e paz ao ambiente de sala de aula.

18 Dicas práticas para criar calma na sala de aula

Abaixo estão algumas dicas práticas para criar calma na sala de aula:

  1. Ensinar as crianças a forma de linguagem das palavras mágicas para envolvê-las socialmente: “Por favor? Obrigado! Você pode me mostrar? Posso ter uma vez? Agora é sua vez. Posso compartilhar isso com você? Com licença, desculpe-me por …”
  2. Use sempre o nome da criança ao falar com ela e mantenha contato visual e insista para  que ela faça o mesmo.
  3. Defina regras simples de classe juntas (os combinados).
  4. Reforce as regras lembrando-as gentilmente.
  5. Elogie as crianças quando elas cumprirem as regras.
  6. Assegure-se de que haja uma quantidade adequada de recursos didáticos e brinquedos para as crianças usarem para evitar brigas e impaciência.
  7. Evite deixar crianças esperando sem nada para fazer.
  8. Evite a desordem, pois isso pode criar confusão. Seja você também uma professora organizada.
  9. Rotule os materiais de sala de aula (lápis de cor, colas, brinquedos pedagógicos, etc) e insista para que tudo seja guardado após a conclusão de uma tarefa.
  10. Tenha os materiais de utilização em sala de aula em alcance seguro.
  11. Evite ofuscamento dos quadros brancos e crianças perto das janelas, pois isso pode criar frustração e limitar a acuidade visual.
  12. Certifique-se de escrever de forma clara e grande o suficiente para todas as crianças verem.
  13. Evite fazer as atividades de forma apressada, pois isso cria caos e inquietação.
  14. Forneça um espaço seguro na sala de aula, onde a criança possa se acalmar.
  15. Quando uma criança se acalma e reentra no grupo com calma e declara claramente sua expectativa e assistência para entrar novamente.
  16. Ouça como as crianças compartilham seus interesses com você, pois isso as tranquiliza e ajuda na construção de um perfil. Por exemplo, “João gosta de brincar no parque e andar de bicicleta”.
  17. Insista no respeito pelo eu, pelos outros e pela propriedade.
  18. Seja você sempre o exemplo de uma pessoa calma, que fala baixo, que trata os outros com respeito.

** Traduzido e adaptado do livro Cool Calm Kids

Veja também, pois pode te interessar:

E aí? O que você achou dessas dicas? Já usa? Tem alguma para sugerir?

Veja também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.