Como melhorar o processo de sala de aula

Professor, se inspire no poder da educação e melhore o processo dentro da sala de aula

O mundo está em transição, o método de ensino tradicional dentro das escolas já não funciona bem e muitos profissionais da educação sentem dificuldade em atender as expectativas e necessidades dessa nova geração de alunos e inovar dentro da sala de aula. O modelo de ensino está cada vez mais colaborativo, e isso é muito positivo para a formação desses estudantes.

A padronização do ensino perde força e dá espaço à personalização, os erros agora são o caminho para o acerto e não o determinante entre o sucesso e fracasso. As habilidades individuais dos alunos devem ser valorizadas, assim como o pensamento crítico, empatia, liderança, ética e a comunicação, que são as competências mundialmente conhecidas neste século.

Os educadores devem investir em atividades mais dinâmicas, fortalecer a improvisação e aproveitar as oportunidades que surgem durante esse processo. E todo o aprendizado adquirido tanto dentro da sala de aula como fora devem ser trabalhados em conjunto, pois atualmente as crianças e jovens têm acesso a muitas informações, e a realidade exterior tem um peso muito grande no ensino e na aprendizagem.

Utilize a teoria como forma de conhecimento para a prática

Os alunos devem ser instigados a utilizar o conhecimento teórico como base para o desenvolvimento de soluções práticas para os problemas realistas do cotidiano, isso é base para se desenvolverem cidadãos críticos. E isso engloba incentivar os alunos a não apenas dar respostas corretas, mas agir como curiosos, sempre atrás de conhecimentos que podem ser usados para criar novos questionamentos.

Professor, motive seus alunos a explorarem a realidade ao seu redor, e buscarem soluções para os problemas, isso pode ser feito com projetos de pesquisa, por exemplo. Esse processo torna os alunos agentes ativos e criadores. O ensino tem o papel de inspirar os alunos a tocar, mergulhar em um assunto, praticar, ao invés de apenas ler um livro ou olhar para um quadro negro ou uma tela.

O professor deve ser um facilitador, deve ajudar a trazer novos conhecimentos, ao invés de apenas narrar antigos acontecimentos. O seu próprio método de ensino é responsável pela mudança na maneira de ensinar. Por isso priorize o trabalho conjunto, o conhecimento individual deve agregar para uma resolução coletiva.

A sala de aula é apenas um caminho para que mudanças de comportamento aconteçam. Atualmente falta empatia no meio social, e a educação é o meio para que essa situação mude. Um bom ensino promove um bom aprendizado.