Venda de cota de consórcio: Uma alternativa também para Professores

A maioria das pessoas, quando procura um Serviços de investimentos em Consórcio, estão muitas vezes com a internação de adquirir um bem de alto valor, ou de formar uma espécie de poupança com este serviço.

Mas, como a vida é cheia de imprevistos, em alguns casos podemos nos deparar com a necessidade da Venda de consórcio, seja porque por você já ter adquirido o bem, ou por apenas não o querer mais, ou por não possuir mais condições financeiras de arcar com as parcelas.

A verdade é que a venda da cota de um consórcio é uma alternativa que pode sim ajudar quem se encontra nesta situação, mas é preciso tomar alguns cuidados, já que a muitas empresas más intencionados no mercado.

Caso você não tome cuidado neste momento, o que poderia ser uma boa solução financeira, pode se tornar um problema ainda maior.

Assim, caso você tenha interesse em como saber para vender seu consórcio com segurança, basta continuar acompanhando este artigo.

consorcio professores Venda de cota de consórcio: Uma alternativa também para Professores

Vender consórcio é possível?

Sim, e ainda é amparado por lei, na legislação do consórcio presente no artigo 13º da Lei 11.795/2008 que fala as obrigações e direitos decorrentes da participação de consórcio, podem ser transferidos para terceiros, mediante a autorização da administradora”.

Isso de forma resumida significa que é possível realizar a transferência da titularidade de um consórcio, mediante a aprovação da sua empresa de Serviços de investimentos em Consórcio.

O novo titular da sua cota do consórcio, irá adquirir que contam no contrato original e, junto com estes, todas as obrigações.

Assim, a transferência de titularidade de um consórcio a um terceiro, é uma cessão dos direitos e obrigações perante a administradora deste consórcio.

Ao procurar uma empresa de confiança para vender a sua cota de consórcio, a sua administradora fará a transferência, assim que a documentação solicitada for apresentada.

É por este motivo, que antes de concretizar a venda do seu consórcio, é preciso que você tenha plena ciência do que está abrindo mão, e de todas as etapas de burocracia que você terá que passar para que essa transação ocorra com o máximo de tranquilidade.

Como vender consórcio?

Se você tem plena ciência da venda da sua cota de consórcio, seja pela necessidade, ou por não se interessar mais pelo bem o próximo passo é você procurar uma empresa de confiança que trabalhe com este tipo de serviço.

Será preciso que você passe a empresa que trabalha com a venda algumas informações importantes sobre a cota do seu consórcio, como:

  • Saldo devedor
  • Valores pagos
  • Valores de parcelas

É importante que você sempre procure empresas de confiança, para que você não sofra o risco de cair em um golpe.

Informações sigilosas e importantes só devem ser passadas quando você tiver a certeza de que está trabalhando com uma empresa de confiança.

Também, você pode contar com um representante da sua administradora que vendeu a cota do consórcio para auxiliar neste processo de transferência e venda, onde de modo geral essas cessões ocorrem sempre por meio de um formulário próprio emitido pela administradora.

Quero vender meu consórcio, mas qual valor pedir?

O valor da venda da cota do consórcio não deve apenas considerar o percentual do valor do bem ou do montante consorciados, e os valores que já foram pagos até então.

É preciso levar em consideração o reajuste no valor da sua carta de crédito que ocorreram desde que esta foi assinada.

Será este o fator principal que influenciam no preço de venda da sua cota de consórcio seja superior ao valor que você já desembolsou até então.

Também, é preciso que você saiba que existe duas situações de venda de consórcio:

  • A venda de uma cota contemplada.
  • A venda de uma cota não contemplada.

Diante dessa situação, existe variação nos valores, já que em geral as cotas contempladas cobram ágio, e as não contempladas são vendidas por um valor que você receberia em caso de cancelamento, ou seja, um fundo comum de menos 10%.

Com essas informações, você deve considerar a sua real necessidade com esta venda de consórcio, e poderá definir um preço ideal para a sua venda.

Converse sempre com a sua administradora

Agora que você já entende como vender meu consórcio, é importante sempre antes conversar com a sua administradora do serviço e mencionar este desejo de venda.

Ainda, em caso de uma cota contemplada com o bem já entregue, a concessão das obrigações firmadas e dos direitos que constam no contrato, só será possível apenas após uma aprovação da administradora, se houver.

Por este motivo, que procurar empresas especializadas em compra de consórcio, é sempre uma solução mais prática e segura.

Mas, antes de tomar qualquer decisão consulte a sua administradora e tire todas as suas dúvidas sobre este processo, assim como, convence com a empresa para qual você deseja vender o seu consórcio.

Como vender meu consórcio com segurança

Agora que você já sabe que é possível vender o seu consórcio para resolver uma situação financeira, ou apenas se livrar de uma cota que você não deseja mais, é preciso que você fala isso com segurança.

O mais recomendado e seguro, é procurar empresas especializadas neste segmento, como a Consors.

A Consors funciona de segunda a quinta das 08:00 as 08:00, e as sexta das 08:00 às 17:00 e, caso você prefira, agende uma avaliação no escritório da empresa, localizada na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 1892 – Bela Vista, São Paulo- SP, CEP: 01318-002.

A Consors – Compra e Venda de Consórcio ajudará você a vender a sua cota de consórcio com segurança, e a recuperar a sua estabilidade financeira.

Assim, caso você queira uma avaliação ou tirar suas dúvidas, basta entrar em contado com um dos consultores financeiros da Consors – Compra e Venda de Consórcios, onde para uma avaliação por telefone, basta entrar em contato pelo número (11) 3287-0052.

Veja também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.