Image default
Atividades 9º Ano

Como fazer uma boa Redação

Se você quer saber como fazer uma boa redação, primeiramente é necessário esquecer os mitos que te assombram como, por exemplo, somente algumas pessoas levam o jeito para escrever e são capazes de alcançarem boas notas no vestibular.

Claro que dominar a arte da escrita é importante e exige muita prática e dedicação. No entanto, também é preciso levar em consideração o seu lado teórico.

Não é tão complicado como parece basicamente você vai começar a colocar no papel algumas ideias simples para escrever o seu primeiro texto. Logo após você deve estruturar no formato correto.

8  Passos de como fazer uma boa redação

Seguindo os passos abaixo você entenderá melhor como é feita uma boa redação.

Estruture o seu texto

A estruturação do texto deve ser dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.  Essa estrutura é essencial para uma boa redação.

Introdução

A introdução é feita com parágrafos de 2 ou 3 frases  apenas.  Na parte da introdução é colocado apenas o básico, ressaltando o que vamos falar na redação.

Desenvolvimento

A parte do desenvolvimento pode conter de 2 a 4 parágrafos. Nesta parte é que vamos argumentar sobre o tema da redação.

Conclusão

A conclusão é feita apenas com um paragrafo com 2,3 ou 4 frases que servem apenas para o fechamento do texto.

Anote as principais ideais para servirem como argumentos

É muito importante antes de começar a fazer a sua redação, escrever em uma folha algumas informações sobre o tema. Para que você entenda melhor se o tema de sua redação fala sobre a realidade de economia  do Brasil você pode falar de alguns pontos importantes como:

  • A economia do Brasil pode aumentar em alguns anos e atingir uma nova meta
  • O Brasil é um país que está sofrendo por conta da crise

Simplicidade

A simplicidade no seu texto é muito importante você deve usar palavras conhecidas e adequadas para a sua redação. Para que você tenha domínio, utilize frases curtas.
Organize as suas idéias e tenha cuidado para não mudar de assunto de repente. Conduza o seu leitor levemente para a linha de argumentação do seu texto.

Clareza

Um dos passos de como fazer uma boa redação é a clareza, no seu texto você não deve deixar nada subentendido ou achar que seu leitor sabe o que você está tentando dizer.
É necessário lembrar que você está informando a sua opinião, falando as suas ideias, por isso, é preciso fazer-se entender.

Objetividade

A objetividade é muito importante para fazer uma boa redação, você tem que expressar o seu conteúdo como menor numero de palavras possíveis. Desta forma, não repita ideias, não use palavras demais que só servem para aumentar as linhas.

Coerência

A coerência entre as partes do seu texto é um importantíssimo para você escrever bem. A coerência é essencial para formar o seu texto com um todo. Para isso, é preciso estabelecer uma ordem para que as ideias se completem formando o corpo da sua narrativa.

Ênfase

A ênfase é necessária para que você chame a atenção para o assunto com palavras mais fortes, principalmente no inicio da sua narrativa. Também use a ênfase para destacar os trechos mais importantes da sua redação.

Leia e releia

Ler e reler é fundamental para que você consiga ter novas idéias para expressar o seu texto de forma mais clara.  Não tenha pressa leia quantas vezes achar necessário e se for preciso escreva outro trecho novamente.

Conclusão

Depois de ler esse artigo como fazer uma boa redação não será mais um problema para você. Siga todos os passos e comece a praticar pelo menos duas vezes por semana para ir decorando todos os passos necessários para fazer uma boa redação.



É Professor de escola pública? Vai participar do PNLD 2019? Clique aqui e conheça as coleções inscritas da Editora Moderna e Fique por dentro da BNCC com a Editora Moderna.

Clique aqui >>: PNLD 2019 | BNCC Editora Moderna


Veja também:

Faça seus alunos criarem com a Técnica da Monotipia

SIMULADO DE MATEMÁTICA COM DESCRITOR 18 E GABARITO

Plano de Aula sobre Gravidez na adolescência para 9º Ano

A Arte de Ser Feliz por Cecília Meireles

Plano de aula Reação química para 8º e 9º ano

Leave a Comment