Projeto Identidade para Educação Infantil

Veja abaixo um projeto pedagógico com o tema IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL com sugestões e dicas de como trabalhar este tema imprescindível com seus alunos da educação infantil e/ou séries iniciais.

Quem sou eu? De onde eu vim? Do quê eu gosto? A curiosidade infinita da criança se aplica a eles mesmos e não é incomum que indaguem os adultos sobre estas questões.

A identidade é uma construção, e a base, fundamental para as estruturas e pilares de sustentação, construída na infância. Logo, oferecer uma boa base para os pilares e estruturas é fundamental. Ter consciência de si, de sua importância, seus gostos, sentimentos, origens, laços, cultura, nacionalidade, são coisas vitais para o desenvolvimento de uma identidade cidadã, bem resolvida e responsável.

Projeto Identidade para Educação Infantil

Justificativa:

A criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio que ela aprende que se faz a construção de sua identidade Neste processo de construção,em busca de sua autonomia a criança percorre diversos caminhos. Cabe ao professor, identificando os conhecimentos prévios que o aluno tem sobre si mesmo e os que o rodeiam e criando metologias de apoio para facilitar este processo.

A identidade é um processo contínuo e quanto mais autoconhecimento possuímos, melhor se dá este processo. Ter consciência de nós, nosso papel, importância, origem, história é o que nos permite ser atuantes nos meios em que vivemos. Sem isso, nos sentimos pouco importantes e deixamos de realizar todo nosso potencial, que acaba desperdiçado. Portanto, se faz necessário abordar este tema desde cedo com as crianças e com responsabilidade

Objetivos:

  • Incentivar o autoconhecimento;
  • Estabelecer o autoconhecimento e a construção identitária como processo constante e mutável;
  • Compreender o crescimento humano (infância, adolescência e idade adulta) e as mudanças do corpo, o conceito de idade (juventude e velhice);
  • Desenvolver plena consciência de suas histórias, origens e cultura;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver raciocínio lógico;
  • Instigar disciplina (noção de ordem, respeito, momento de falar e ouvir, vez etc.);
  • Incentivar o respeito mútuo para com o outro, respeitando as diferenças de grupo, fenótipo, religião, etnia, gostos e opiniões e gênero (visando a construção de um futuro cidadão crítico e humanizado).

Desenvolvimento:

  • Sondar os alunos, buscando verificar o que sabem de si mesmos e como se veem e compreendem;
  • Apresentar o tema, o que é a identidade, quem somos nós, o que temos em comum uns com os outros e o que temos de diferente;
  • Trabalhe através de atividades diversificadas: Escrita espontânea, roda de leituras, músicas, filmes, brincadeiras dirigidas;
  • Confecção de um caderno onde a criança registra a cada aula o aprendizado e responde algo sobre si mesmo;
  • Quais são suas origens? De onde você veio? Utilize de meios didáticos que permitem expressão artística ou criativa e brincadeiras dirigidas para que aprendam sobre origem (história), família, os pais. A confecção de uma árvore genealógica serve perfeitamente para este fim;
  • Confeccione um mural coletivo que exponha as diferentes culturas e etnias identificadas na sondagem inicial, diferenças religiosas, ascendências, hábitos, datas sagradas e festas, etc.;
  • Gênero: É importante abordar, pois em um país como o Brasil que possui um grave histórico de agressão a mulher e disparidade salarial,se faz necessário um trabalho de conscientização desde a infância para que futuramente estas práticas absurdas se tornem mais e mais inaceitáveis. Sensibilize os alunos para com esta importante questão através de jogos dirigidos e conversas;
  • A construção de mim mesmo: Nesta brincadeira os alunos acrescentam “tijolos” (feitos com material reciclável) com gostos e características que possuem para construírem a si mesmos. Forma simbólica de demonstrar que o autoconhecimento é um processo contínuo.

Sugestões de Atividades

Criar carteira de identidade para os alunos

* Carteira de Identidade.
* Cada criança irá confeccionar sua Carteira de Identidade usando cartolina, cola, tesoura, tinta atóxica (guache ou de carimbo), uma fotografia ou desenhar o seu retrato.
* O professor levará a turma a imprimir o polegar, usando a tinta, explicando a finalidade das impressões digitais, no documento.
* Depois os alunos poderão plastificar os documentos, usando contact transparente.

Trabalhar as diversidades, as diferenças de cada um!

Criação de Árvore genealógica

Conhecendo tudo sobre o meu Nome – Construindo um crachá: Vamos conversar sobre como pode ser nosso crachá para sala de aula. Pensaremos sobre a função uso de crachás. Cada amigo confeccionará seu próprio crachá com papel cartão, a escrita do nome de cada um que deverá ser copiado nos crachás.

Brincadeiras:

Misture os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das meninas. Misture os crachás para que separem os que começam com a mesma letra. Distribua os crachás ao acaso entre os alunos para que cada um encontre o seu. Trabalhe o número de letras de cada crachá.

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