O que é ser rígido ou exigente na Educação Escolar?

O que é ser rígido ou exigente na Educação Escolar?

Aqui e acolá, ouço essa expressão: “Como professor, eu sou exigente com meus alunos. Quero que eles aprendam, por isso…”. Também ouço: “Esta escola é exigente com seus estudantes, por isso, eles se esforçam nos estudos…”.
Assistindo a um telejornal, que trazia uma matéria sobre educadores escolares no Brasil, novamente ouvi o depoimento de um professor, considerado um bom professor, que dizia: “Sou exigente com os estudantes. Eles têm que aprender tudo certo…”

Essa expressão “sou exigente” deve ser esclarecida conceitualmente. O “ser exigente”, no uso cotidiano, é entendido como rígido, autoritário, disciplinador. No entanto, fico a pensar que todo educador deveria ser exigente em relação ao resultado a ser atingido por seu exercício profissional, ou seja, que todos os estudantes, por ele liderados, numa sala de aula, aprendam efetivamente o que necessitam aprender.

Esse desejo e a dedicação, para que os resultados da ação pedagógica sejam alcançados como deveriam sê-lo, não têm nada a ver com “rígido, autoritário, disciplinador”. Tem a ver, sim, com o investimento do educador, seja no que se refere a sua capacitação em relação aos conteúdos que ensina, seja a sua capacitação nos recursos metodológicos que utiliza, para que o estudante efetivamente aprenda o que necessita aprender.

Então, “ser exigente na prática pedagógica escolar” significa, no dia a dia da relação com os educandos, investir o que for necessário para que todos aprendam os conteúdos ensinados (sejam informações, procedimentos ou atitudes).

Isso significa que o educador é exigente no que se refere à qualidade do seu próprio exercício profissional e que só se dá por satisfeito quando todos os seus estudantes aprenderam o que deveriam ter aprendido. Enquanto não aprenderam o que deveriam ter aprendido, o educador continua sendo exigente na busca do resultado desejado, isto é, investindo mais… e investindo mais…

Caso não se compreenda dessa forma a expressão “ser exigente na prática pedagógica escolar”, continuaremos a afirmar que o único responsável pelo fracasso escolar é o educando. E, creio eu, já é tempo para abrirmos mão dessa postura.

Desde os anos 1980, o mundo descobriu e passou a entender que o sistema escolar é o responsável pela qualidade do ensino. No Brasil, temos o Saeb, a Prova Brasil, ENEM, ENAD, IDEB, como instâncias postas para investigar e revelar a qualidade do sistema de ensino.

O que falta para nós educadores, que atuamos na escola, entendermos que somos parte do sistema ensinante (sistema de ensino, responsável pelo ensino) e não do sistema aprendente (estudantes, aprendizes)?

O convite, aqui posto, é para que:
01. abramos mão da compreensão de senso comum de que “ser exigente é ser rígido com o outro” e, aqui, no caso, com os estudantes;
02. e passemos a compreender que “ser exigente na prática pedagógica escolar – como em qualquer outra atividade profissional – significa investir o necessário para que os resultados da ação sejam compatíveis com os pré-estabelecidos e desejados”.

Cipriano Carlos Luckesi

Veja também:

32 Calendários 2015 infantis

Sequência Didática O Coelhinho Pintadinho

Fadas desenhos para colorir

Como melhorar o processo de sala de aula

15 ideias para decorar sua festa junina

44 ATIVIDADES DE INGLÊS PARA 1º ANO

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Se você concorda com isso, clique em ok. ok Read More

Privacy & Cookies Policy