Ultimate magazine theme for WordPress.

Como ajudar crianças com Dislexia

A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que tem sido chamado de várias maneiras. Habilidade, incapacidade, síndrome, distúrbio, dificuldades diferentes … existem tantos nomes que, às vezes, os adultos não sabem nem ao certo o que é que a criança tem.

Segundo a Associação Psiquiátrica Mundial, a dislexia é um distúrbio neurológico que causa uma dificuldade específica de aprendizado em crianças com QI normal. É caracterizada por uma dificuldade persistente em aprender a decodificar a linguagem escrita.

Nos casos de dislexia, a aprendizagem da leitura é mais lenta. Aparecendo investimentos de cartas, omissões de sinais de pontuação e pausas incorretas, entre outros.

Segundo os neuropediatras, é uma dificuldade, não um impedimento. Essas crianças têm mais obstáculos e precisam de mais prática e tempo, exatamente isso.

Crianças com dislexia podem aprender a ler e entender perfeitamente. Exigirão apenas adaptações que facilitem o acesso ao material escrito e, um pouco mais de tempo.

Como ajudar crianças com Dislexia
Como ajudar crianças com Dislexia

Algumas características das crianças com dislexia

Elas têm uma auto-estima um pouco menor e precisam de muito incentivo e reforço positivo.

São crianças que fazem um grande esforço para entender um texto ou um slogan.

Ao fazer um esforço maior, elas se cansam mais rapidamente e sentem mudanças repentinas de humor. Por isso podem se mostrar chateados, irritados, nervosos e querendo parar logo de fazer os exercícios, já que ficam cansados.

Por isso mesmo o incentivo de pais e professores é imprescindível para que as crianças com dislexia sejam motivadas a não desistir.

É importante que pais e professores mantenham uma comunicação fluida para ajudar essas crianças. Eles devem atender às suas necessidades e, assim, promover um ambiente de aprendizado onde possam empregar suas habilidades na busca de suas próprias estratégias.

O que fazer e como fazer para ajudar a crianças com Dislexia?

Existe uma grande diversidade de ferramentas para facilitar os processos de entendimento e, assim, permitir que essas crianças desenvolvam suas próprias estratégias diante das dificuldades propostas pelo aprendizado.

Se implementarmos uma série de diretrizes, tanto na sala de aula quanto em casa, podemos ajudá-los a desenvolver seus próprios processos de aprendizado.

  • Ajude-os a se organizar: o tempo é um aspecto conflituoso nesses casos. É essencial dar a eles o tempo necessário para cada atividade.
  • Siga a sequência de uma rotina: Isso afasta os distratores que roubam tempo e os enquadra.
  • Realize outras atividades que o afastam dos deveres de casa: os trabalhos escolares os cansam e eles precisam se afastar disso para descansar. Sem essa interrupção, o esforço é muito grande e pode ser bloqueado.
  • Exercite a leitura compartilhada: “O primeiro passo para apreciar a leitura é ouvir a leitura” (Daniel Pennac)
  • Forneça material de trabalho claro: com letras grandes e slogans específicos e sequenciados
    Estabeleça prioridades: se você tiver que escrever muito, é aconselhável se concentrar na mensagem e não na caligrafia ou ortografia
  • Não o sobrecarregue com muitos textos de uma só vez: trabalhe com cada texto dentro de um tempo e entregue-os um de cada vez.
  • Fortaleça a aprendizagem com recursos audiovisuais

Lembre-se que o trabalho em equipe entre família e escola é essencial para que a escola possa adaptar sua metodologia e implementar as estratégias necessária para acompanhar essas crianças.

Uma criança que sabe entender é capaz de maximizar seus próprios recursos e criar suas próprias estratégias diante de suas dificuldades.

Ainda assim, caso você tenha em sua escola ou em casa crianças com Dislexia, nós do Atividades para professores podemos te ajudar, pois já fizemos uma grande seleção de atividades selecionadas de Dislexia para você.

RECOMENDAMOS:

atividades-dislexia-

 101 Exercícios para crianças com Dislexia

 

capa-min
EXERCÍCIOS DE DISCRIMINAÇÃO VISUAL PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA

101 Atividades para Dislexia por APENAS R$19,90

clique aqui para comprar Como ajudar crianças com Dislexia
ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR DE DISLEXIA – DISCRIMINAÇÃO VISUAL
 

A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002.

Sabemos que o aluno disléxico tem a sua capacidade de aprendizado muito prejudicada. Palavras são lidas na maioria das vezes como espelhos. Para que ele possa ter uma melhor qualidade de aprendizagem, é necessário que faça exercícios diários de discriminação visual para que possa conseguir treinar habilidade de escrita e leitura.

Existem muitas atividades por aí que você pode utilizar para fazer os exercícios de discriminação visual, porém não são produzidos por especialistas, são desatualizadas, possuem baixa qualidade e na grande parte das vezes, você vai ter que passar um tempão na frente do computador, e ainda sem ter certeza de que essas atividades realmente funcionam.

Este material é composto de tudo que é mais atualizado no desenvolvimento da habilidade de leitura para crianças e adolescentes com dislexia.

Veja o que preparamos para você

  • 101 atividades para dislexia prontas para imprimir
  • para todos os níveis de alunos do 1º ano ao 6º ano
  • PDF em alta qualidade
  • Formato A4
Receba em PDF (arquivo digital), pronto para imprimir

Como Comprar 

Os passos de compra são bem simples:

  • 1 – Clicar em comprar no final da página
  • 2 – Preencher seus dados e escolher a forma de pagamento

Atenção, não erre seu endereço de email e fique atento aos prazos de envio diferentes para cada forma de pagamento.

 
  • Seus dados 100% seguros e protegidos
  • Garantia de 07 dias – 100% do seu dinheiro de volta
  • Cartão de Crédito

Envio imediato após a aprovação (Favorito dos compradores)

 

Boleto Bancário

Envio após o pagamento do boleto, de 1 a 3 dias úteis para compensação bancária.
(opção para quem não tem cartão)

101 Atividades de Discriminação Visual para Dislexia por R$19,90

clique aqui para comprar Como ajudar crianças com Dislexia
PROMOÇÃO POR TEMPO LIMITADO

Veja também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.