SAEB 2019 – Veja as mudanças implantadas!

Pela primeira vez o Brasil saberá o quanto seus estudantes estão aprendendo em Ciências. Em 2019, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aplicará testes de Ciências da Natureza para uma amostra de estudantes do 9º ano. A avaliação inédita vai gerar os primeiros resultados de desempenho nessa área do conhecimento, e já de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017. As novidades do Saeb 2019 estão na Portaria MEC nº 366, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 2 de maio, e foram apresentadas em Coletiva de Imprensa na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF).

Outra novidade é que o Saeb passará a avaliar a alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental. E também pela primeira vez a avaliação será mediada. A capacidade de ler e escrever das crianças será avaliada por meio de um ditado. Também está prevista a aplicação de questionários eletrônicos para professores de creches e pré-escolas. A inédita avaliação da Educação Infantil será um estudo-piloto para testar a aplicação dos questionários eletrônicos, usados pela primeira vez pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Maior e mais longeva avaliação da qualidade da educação básica brasileira, o Saeb recorre a testes e questionários para avaliar a qualidade das redes de ensino e das escolas públicas. Estudantes, professores, diretores e dirigentes da rede pública de ensino vão responder a questionários específicos para cada um desses públicos. Os estudantes ainda farão testes de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Esses dois últimos, novidade da edição, serão aplicados exclusivamente para uma amostra de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Novas matrizes – Os testes foram elaborados a partir de matrizes de referência, que determinam os conteúdos associados a as competências e as habilidades desejáveis para cada série e para cada disciplina.

As inéditas provas de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas, para o 9º ano do Ensino Fundamental, assim como as provas de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes de 2º ano da mesma etapa, terão como referência a BNCC.

Já as provas de Língua Portuguesa e Matemática do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, seguirão as matrizes vigentes.

O motivo é a preservação da comparabilidade entre edições e manutenção da série histórica de resultados do Saeb e, consequentemente, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Realizado a cada dois anos, desde 1990, o Saeb 2019 será o maior da história da educação brasileira.

O número final de estudantes envolvidos só será conhecido após o fechamento da coleta de dados do Censo Escolar, mas a previsão do Inep é que mais de 7 milhões de estudantes participem da avaliação.

A aplicação nas escolas públicas e amostra de escolas privadas das 27 unidades da federação será entre 21 de outubro e 1º de novembro de 2019.

Os resultados serão divulgados até dezembro de 2020 e vão compor o Ideb.

Saeb 2019 – Principais mudanças do Sistema de Avaliação da Educação Básica

• Fim das siglas que identificavam as avaliações (ANA, ANEB, ANRESC e Prova Brasil).
• Utilização apenas da sigla Saeb para melhor assimilação do Sistema de Avaliação da Educação Básica.
• A identificação das avaliações do Saeb será pela etapa da Educação Básica.
• Inclusão da Educação Infantil para abranger todo o percurso regular da Educação Básica – avaliará as condições de oferta e acesso.

O que será cobrado de acordo com a nova estrutura do Saeb

Saeb 2019 mudanças

Saeb Educação Infantil

  • Avaliação das condições de acesso e da oferta de Educação Infantil
  • Não haverá aplicação de provas para estudantes de creches e da pré-escola.

Saeb Ensino Fundamental – 2º ano

  • Mudança da etapa de referência para avaliação da alfabetização – do 3º para o 2º ano do ensino fundamental.
  • Novas matrizes de avaliação para o 2º ano.
  • A aplicação das provas para estudantes de 3º ano do ensino fundamental deixa de existir.

A alteração da etapa de referência para avaliação da alfabetização do 3º para o 2º ano do ensino fundamental está em consonância com a Resolução CNE nº 2, de 22 de dezembro de 2017, por meio da qual, em seu art. 16, o Conselho Nacional de Educação estabeleceu prazo de um ano, a partir da publicação da BNCC para que as Matrizes de Referência das avaliações e dos exames em larga escala fossem alinhadas à Base

Saeb Ensino Fundamental

  • Inclusão de questões das áreas de Ciências para a avaliação dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
  • Não haverá mudanças nas matrizes de Língua Portuguesa e Matemática do 5º e 9º ano
  • As questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza no 9º ano do Ensino Fundamental não serão usadas para o cálculo do Ideb.

Saeb Ensino Médio

  • Não haverá alteração nas Matrizes de Referências de Língua Portuguesa e de Matemática da 3ª série do Ensino Médio. Elas serão mantidas para preservar a comparabilidade entre as edições do Saeb.

Saeb 2019 – Como serão as provas

2º ano do Ensino Fundamental

• Prova de Língua Portuguesa e Matemática
• Itens de resposta objetiva e itens de resposta construída
• Matrizes de Referência alinhadas à Base Nacional Comum Curricular publicada conforme a Resolução nº 02/2017, do Conselho Nacional de Educação.

5º ano do Ensino Fundamental

• Prova de Língua Portuguesa e Matemática
• Itens objetivos
• Não haverá alteração das Matrizes de Referência

9º ano do Ensino Fundamental

• Provas de Língua Portuguesa e Matemática – itens objetivos – Manutenção das Matrizes de
Referência
• Provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza – Itens objetivos e de resposta
construída, elaborados em consonância com as Matrizes de Referência da Base Nacional Comum
Curricular

3ª e 4ª séries do Ensino Médio

• Prova de Língua Portuguesa e Matemática
• Itens objetivos
• Não haverá alteração das Matrizes de Referência

10 anos de SAEB – O que mudou?

2009 – Como era o Saeb

  • ANRESC (Prova Brasil) censitária para escolas públicas com 20 estudantes ou mais na 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano) do Ensino Fundamental.
  • ANEB – avaliação amostral para estudantes das redes pública e privada e para estudantes da 3ª série do Ensino Médio.
  • Sem critério mínimo para divulgação dos resultados.
  • Sem provas identificadas para estudantes.
  • Pouco acesso aos resultados.

2019 – O Saeb como está (evolução)

  • Fim das siglas que identificavam as etapas das avaliações.
  • Avaliação da Educação Infantil
  • Critério mínimo para participação de escolas – 10 estudantes matriculados nas séries (2º, 5º e 9º ano do EF).
  • Passou a ser Censitária para estudantes da 3ª e 4º série do Ensino Médio.
  • Critério mínimo para divulgação dos resultados – 80% (escolas, municípios e UF)
  • Provas identificadas de acordo com o Censo
  • Mais exigência de participação
  • Ampliação de acesso aos resultados
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