Veja abaixo um projeto pedagógico com o tema IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL com sugestões e dicas de como trabalhar este tema imprescindível com seus alunos da educação infantil e/ou séries iniciais.
Quem sou eu? De onde eu vim? Do quê eu gosto? A curiosidade infinita da criança se aplica a eles mesmos e não é incomum que indaguem os adultos sobre estas questões.
A identidade é uma construção, e a base, fundamental para as estruturas e pilares de sustentação, construída na infância. Logo, oferecer uma boa base para os pilares e estruturas é fundamental. Ter consciência de si, de sua importância, seus gostos, sentimentos, origens, laços, cultura, nacionalidade, são coisas vitais para o desenvolvimento de uma identidade cidadã, bem resolvida e responsável.
Projeto Identidade para Educação Infantil
Justificativa:
A criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio que ela aprende que se faz a construção de sua identidade Neste processo de construção,em busca de sua autonomia a criança percorre diversos caminhos. Cabe ao professor, identificando os conhecimentos prévios que o aluno tem sobre si mesmo e os que o rodeiam e criando metologias de apoio para facilitar este processo.
A identidade é um processo contínuo e quanto mais autoconhecimento possuímos, melhor se dá este processo. Ter consciência de nós, nosso papel, importância, origem, história é o que nos permite ser atuantes nos meios em que vivemos. Sem isso, nos sentimos pouco importantes e deixamos de realizar todo nosso potencial, que acaba desperdiçado. Portanto, se faz necessário abordar este tema desde cedo com as crianças e com responsabilidade
Objetivos:
- Incentivar o autoconhecimento;
- Estabelecer o autoconhecimento e a construção identitária como processo constante e mutável;
- Compreender o crescimento humano (infância, adolescência e idade adulta) e as mudanças do corpo, o conceito de idade (juventude e velhice);
- Desenvolver plena consciência de suas histórias, origens e cultura;
- Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
- Trabalhar a linguagem oral e escrita;
- Desenvolver raciocínio lógico;
- Instigar disciplina (noção de ordem, respeito, momento de falar e ouvir, vez etc.);
- Incentivar o respeito mútuo para com o outro, respeitando as diferenças de grupo, fenótipo, religião, etnia, gostos e opiniões e gênero (visando a construção de um futuro cidadão crítico e humanizado).
Desenvolvimento:
- Sondar os alunos, buscando verificar o que sabem de si mesmos e como se veem e compreendem;
- Apresentar o tema, o que é a identidade, quem somos nós, o que temos em comum uns com os outros e o que temos de diferente;
- Trabalhe através de atividades diversificadas: Escrita espontânea, roda de leituras, músicas, filmes, brincadeiras dirigidas;
- Confecção de um caderno onde a criança registra a cada aula o aprendizado e responde algo sobre si mesmo;
- Quais são suas origens? De onde você veio? Utilize de meios didáticos que permitem expressão artística ou criativa e brincadeiras dirigidas para que aprendam sobre origem (história), família, os pais. A confecção de uma árvore genealógica serve perfeitamente para este fim;
- Confeccione um mural coletivo que exponha as diferentes culturas e etnias identificadas na sondagem inicial, diferenças religiosas, ascendências, hábitos, datas sagradas e festas, etc.;
- Gênero: É importante abordar, pois em um país como o Brasil que possui um grave histórico de agressão a mulher e disparidade salarial,se faz necessário um trabalho de conscientização desde a infância para que futuramente estas práticas absurdas se tornem mais e mais inaceitáveis. Sensibilize os alunos para com esta importante questão através de jogos dirigidos e conversas;
- A construção de mim mesmo: Nesta brincadeira os alunos acrescentam “tijolos” (feitos com material reciclável) com gostos e características que possuem para construírem a si mesmos. Forma simbólica de demonstrar que o autoconhecimento é um processo contínuo.
Sugestões de Atividades
Criar carteira de identidade para os alunos
* Carteira de Identidade.
* Cada criança irá confeccionar sua Carteira de Identidade usando cartolina, cola, tesoura, tinta atóxica (guache ou de carimbo), uma fotografia ou desenhar o seu retrato.
* O professor levará a turma a imprimir o polegar, usando a tinta, explicando a finalidade das impressões digitais, no documento.
* Depois os alunos poderão plastificar os documentos, usando contact transparente.
Trabalhar as diversidades, as diferenças de cada um!
Criação de Árvore genealógica
Conhecendo tudo sobre o meu Nome – Construindo um crachá: Vamos conversar sobre como pode ser nosso crachá para sala de aula. Pensaremos sobre a função uso de crachás. Cada amigo confeccionará seu próprio crachá com papel cartão, a escrita do nome de cada um que deverá ser copiado nos crachás.
Misture os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das meninas. Misture os crachás para que separem os que começam com a mesma letra. Distribua os crachás ao acaso entre os alunos para que cada um encontre o seu. Trabalhe o número de letras de cada crachá.
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Fiquei muito incantada com o projeto indentidade na educação infantil
amei as sugestão! vou trabalhar esse projeto com minha sala.