Incentive a Percepção Visual na escola

O olhar crítico é uma das maneiras para favorecer a reelaboração e a “reconstrução” cognitiva. A professora Nereide Santa Rosa explica que para desenvolver essa reconstrução é preciso possibilitar à criança o exercício de observação e leitura de conteúdos expressivos das obras de arte.

“A troca de ideias, a análise e a observação dos meios e formas artísticas favorecem o processo de construção da inteligência”, defende a educadora. Publicações sobre artes visuais são muito importantes para proporcionar a oportunidade de os alunos conhecerem e apreciarem a imagem de uma obra de arte, considerando a função das cores, o espaço no plano, o retrato do cotidiano, o uso da luz, o realismo da forma, o retrato da natureza e a intenção do artista.

Incentive a Percepção visual na escola

Incentive a Percepção visual na escola para os alunos aguçarem o olhar crítico na leitura e criação de textos.

Leitura e criação
Por Faoze Chibli | Fotos Shutterstock | Adaptação web Isis Fonseca

Encaminhamento para a atividade

1- A princípio, a percepção visual da criança é abrangente e envolve generalidades. Quando ela desenha uma árvore, desenha um tipo genérico de árvore. Mais tarde, ela se detém a detalhes, reelaborando seu conhecimento. As atividades propostas nesta sequência didática envolvem o apreciar e o fazer artístico com diferentes materiais e técnicas, o que favorece a diversidade do conhecimento com texturas e cores, suportes com tamanhos e texturas diferentes, pincéis variados, recortes, colagens, desenhos, pinturas e objetos tridimensionais. Nesse contexto, trabalham-se a função das cores, o uso da cor real e a reinvenção da cor como expressão de sentimento, considerando a forma como definidora da cor, e a cor definindo formas.

2- Quanto ao espaço no plano, tratamos da frontalidade, da lateralidade e dos significados que se expressam pela distribuição dos elementos na cena. A desproporção do tamanho, a questão da perspectiva, quando o espaço ganha o volume, o tamanho e as distâncias dos elementos da cena. Outro aspecto importante é o realismo na forma, quando se nota a quebra do mesmo, o uso da não perspectiva e o tratamento dos volumes, além do uso ou não da luz.

3- É importante pedir aos alunos que olhem atentamente a imagem. Leia em voz alta cada pergunta, uma de cada vez. Os alunos responderão coletivamente, expressando suas opiniões perante os colegas. Isso favorece a diversidade do olhar sobre a obra. Incentive os olhares diferentes dos alunos como respostas para cada questão. Valorize a oralidade, forma de expressão que favorece o raciocínio e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Sempre que julgar conveniente, valorize o respeito e a tolerância. Mostre para as crianças que a diversidade é rica, diferentes opiniões são naturais e bem-vindas.

Adaptado da Revista Arte Educa – Ensino Fundamental Ed. 09

Veja também:

Soccer Coloring Pages

Aplicativos que todo estudante deveria conhecer

Atividades Educativas do Patinho Feio

Trabalhando o Preconceito com Textos no 5º Ano

Aposentadoria por idade será automática no INSS

Atividades de Alfabetização em inglês

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Se você concorda com isso, clique em ok. ok Read More

Privacy & Cookies Policy