Incentive a Percepção Visual na escola

0

O olhar crítico é uma das maneiras para favorecer a reelaboração e a “reconstrução” cognitiva. A professora Nereide Santa Rosa explica que para desenvolver essa reconstrução é preciso possibilitar à criança o exercício de observação e leitura de conteúdos expressivos das obras de arte.

“A troca de ideias, a análise e a observação dos meios e formas artísticas favorecem o processo de construção da inteligência”, defende a educadora. Publicações sobre artes visuais são muito importantes para proporcionar a oportunidade de os alunos conhecerem e apreciarem a imagem de uma obra de arte, considerando a função das cores, o espaço no plano, o retrato do cotidiano, o uso da luz, o realismo da forma, o retrato da natureza e a intenção do artista.

Incentive a Percepção visual na escola

Incentive a Percepção visual na escola para os alunos aguçarem o olhar crítico na leitura e criação de textos.

Por Faoze Chibli | Fotos Shutterstock | Adaptação web Isis Fonseca

Encaminhamento para a atividade

1- A princípio, a percepção visual da criança é abrangente e envolve generalidades. Quando ela desenha uma árvore, desenha um tipo genérico de árvore. Mais tarde, ela se detém a detalhes, reelaborando seu conhecimento. As atividades propostas nesta sequência didática envolvem o apreciar e o fazer artístico com diferentes materiais e técnicas, o que favorece a diversidade do conhecimento com texturas e cores, suportes com tamanhos e texturas diferentes, pincéis variados, recortes, colagens, desenhos, pinturas e objetos tridimensionais. Nesse contexto, trabalham-se a função das cores, o uso da cor real e a reinvenção da cor como expressão de sentimento, considerando a forma como definidora da cor, e a cor definindo formas.

2- Quanto ao espaço no plano, tratamos da frontalidade, da lateralidade e dos significados que se expressam pela distribuição dos elementos na cena. A desproporção do tamanho, a questão da perspectiva, quando o espaço ganha o volume, o tamanho e as distâncias dos elementos da cena. Outro aspecto importante é o realismo na forma, quando se nota a quebra do mesmo, o uso da não perspectiva e o tratamento dos volumes, além do uso ou não da luz.

3- É importante pedir aos alunos que olhem atentamente a imagem. Leia em voz alta cada pergunta, uma de cada vez. Os alunos responderão coletivamente, expressando suas opiniões perante os colegas. Isso favorece a diversidade do olhar sobre a obra. Incentive os olhares diferentes dos alunos como respostas para cada questão. Valorize a oralidade, forma de expressão que favorece o raciocínio e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Sempre que julgar conveniente, valorize o respeito e a tolerância. Mostre para as crianças que a diversidade é rica, diferentes opiniões são naturais e bem-vindas.

Adaptado da Revista Arte Educa – Ensino Fundamental Ed. 09

You might also like