Ultimate magazine theme for WordPress.

Educação à distância reconhecida pelo MEC

0

É comum que, com tantas opções de Educação à distância disponíveis, haja o medo de errar na escolha e de investir em alguma não reconhecida pelo Mec. Por isso, resolvemos mostrar aqui como é o reconhecimento do ensino à distância pelo MEC!

A modalidade de Educação à distância vem ganhando força no Brasil e no mundo, impulsionada pelos constantes avanços tecnológicos que estão revolucionando a comunicação. Porém, entre tanta oferta, a dica é ficar bem atento.

Educação a distância reconhecida pelo MEC

Uma das formas de descobrir a reputação de um determinado curso na modalidade de Educação a distância é se certificando quanto à sua qualidade, pesquisando sua reputação na internet e saber se eles são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou órgão responsável.

Pois é, por falar em ser reconhecido, muita gente tem dúvidas se o ensino à distância (EAD) é reconhecido pelo MEC e se o diploma obtido em uma faculdade a distância tem validade no mercado.

Então, a resposta é sim! A graduação a distância têm a mesma validade de cursos superiores presenciais e, nos dois casos, o MEC é o órgão responsável, ou seja, se a faculdade tem autorização e reconhecimento do MEC, seja presencial ou à distância, o diploma tem validade em todo o território nacional.

Reconhecimento do MEC para Educação a distância

Como foi dito, o MEC é o órgão responsável por credenciar, autorizar, reconhecer e avaliar todas as instituições de ensino superior do País, tanto públicas como privadas, presenciais e a distância. E não é só isso, o MEC também fiscaliza e atribui notas aos cursos de cada uma dessas universidades.

Mas, atenção, para que um curso a distância ou presencial seja reconhecido pelo MEC e seu diploma tenha validade, é preciso que a faculdade seja credenciada.

Mas e os cursos livres, qual afinal, é o órgão responsável por eles? E o diploma, tem validade?

Educação a distância reconhecida pelo MEC

Órgão responsável pelos Cursos livres online

Então, se por um lado, o órgão responsável pelos curso online de graduação é o MEC, por outro, a instituição responsável pelos cursos livres online não é o MEC, mas a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), precisando, portanto, a instituição que oferece os cursos ser Associada á ABED.

Por que escolher instituições associadas à ABED?

Da mesma forma que na educação a distância, ao fazer uma graduação, ela precisa ser aprovada pelo MEC para emitir o diploma, no caso dos cursos livres, é preciso que a instituição que ofereça os cursos seja associada a ABED para poder emitir certificados, os mesmos com validade em todo o território nacional.

As instituições que oferecem cursos livres têm direito de emitir certificados aos alunos em conformidade com a Lei nº 9394/96 (LDB), com o Decreto Presidencial nº 5.154/04 e com a Deliberação CEE 14/97 (indicação CEE 14/97).

Apesar de não serem reconhecidos pelo MEC, os cursos livres, assim como os seus certificados, são autorizados por lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96). Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.

E mais, esses certificados podem ser usados para diversos fins, desde melhorar o currículo, progredir dentro da empresa, até servir como estágio e comprovar horas extra-curriculares em Faculdades.

Veja também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.