Ultimate magazine theme for WordPress.

Como motivar os alunos para aprendizagem?

0

O baixo desempenho dos estudantes é uma área de preocupação para muitos pais e educadores. Embora estudos o sobre o baixo desempenho dos alunos tenha uma longa história educacional, é mais produtivo considerar e entender o que motiva os alunos a se saírem bem.

Os alunos tendem a ser motivados quando acham uma tarefa significativa, acreditam que têm as habilidades necessárias para realização delas e sentem apoiados por aqueles que os rodeiam.

Infelizmente, muitos alunos superdotados não consideram sua experiência escolar realmente significativa. Por exemplo, eles podem não achar a escola intelectualmente estimulante, porque eles já dominaram o conteúdo ou podem dominá-lo rapidamente.

Repetição desmotiva muitos desses alunos, e uma vez que eles aprenderam a esperar o tédio na sala de aula, eles não conseguirão abraçar novas experiências de aprendizado quando surgirem.

Outros alunos superdotados consideram os tópicos escolares desinteressantes, independentemente do nível de desafio, porque desenvolveram uma área de interesse bem definida que não é combinado com o que acontece na escola. Isso os deixa “desligados” para o que é ensinado.

Outros ainda não parecem estar interessados em nada, seja porque suas primeiras experiências escolares falharam em nutrir sua curiosidade natural ou porque duvidam de sua capacidade de se sair bem.

Geralmente, um aluno considera as tarefas importantes e atrativas quando satisfazem um interesse pessoal, se eventualmente tiverem um uso imediato ou forem claramente úteis no futuro.

Afinal de contas, como posso motivar meus alunos?

Os pais e educadores podem ajudar seus filhos e alunos a encontrar motivação para aprendizagem (saiba mais sobre) das seguintes maneiras:

Modelando a curiosidade sobre o mundo. Os pais e educadores devem demonstrar como a curiosidade é transformada em ação. Por exemplo, uma pergunta sobre o número de luas orbitando Saturno pode levar a procurar a resposta na Internet ou em uma enciclopédia.

Nutrindo a curiosidade de seus filhos e o amor pela aprendizagem através de oportunidades fora da escola que os ajudam a explorar seus interesses. Passeis históricos, museus e teatro são ótimas opções!
Permitindo que os estudantes saibam como as suas experiências escolares são importantes agora e serão úteis no
futuro. É importante compartilhar experiências e aprendizados relevantes com os estudantes para estimulá-los a ter suas próprias experiências.
Vincular o interesse dos alunos com projetos escolares. É importante estimular os estudantes com projetos que tenham interesse mutuo com intuito de estimulá-los a participar dos projetos ativamente.
 
Esperamos que tenham gostado do artigo. Deixe abaixo seu comentário e compartilhe conosco quais são suas estratégias para motivar seus alunos!
Veja também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.