Projeto de Brincadeiras para o Dia do Índio

O Projeto de Brincadeiras para o Dia do Índio abaixo foi elaborado para crianças da Educação Infantil, mas com algumas adaptações pode ser utilizada também no Ensino Fundamental.

Projeto de Brincadeiras para o Dia do Índio

Eixos de Trabalho Principais: Movimento / Natureza e Sociedade

Tema: Índio

Duração do projeto: 1 semana

Objetivo Geral: Conhecer elementos da cultura indígena, o local onde vivem, pintura corporal e brincadeiras infantis.

Estratégia: Atividades artísticas, Pesquisa, Jogos e Brincadeiras.

Avaliação: Registro individual escrito/desenho e registro oral coletivo.

1º Dia do Projeto de Brincadeiras para o Dia do Índio

Objetivo Específico: Identificar o nível de conhecimento das crianças sobre o universo indígena. Caracterizar o espaço ocupado pelo índio, seus hábitos e costumes.

Atividade 01 – Roda de conversa:

  • “O que é” o Índio? (trabalhar o conceito de cidadania, se ele é “gente” então devemos usar: Quem é o índio?). A partir das respostas induzir outras questões que possam levantar: onde vive, como se veste, qual é seu trabalho, porque se pinta, o que come, como são as crianças, quais são as brincadeiras, se estudam, como tratam as doenças, etc.
  • Não interferir nas respostas, apenas administrar eventuais conflitos.
  • Anotar todas as impressões das crianças sobre a cultura indígena em uma cartolina e fixar em local visível.
  • Atividade 1: recortar e colar
  • Levar imagens que possam representar as respostas à essas questões e pedir para que montem painéis que representem cada uma delas. Comparar as impressões anotadas com as representações fotográficas.

Atividade 02: circuito de habilidades motoras

  • Conversa inicial: Considerando que a maioria dos índios vive na mata/floresta. O que podemos encontrar por lá?
  • Montar um circuito de habilidades com elementos que representem a floresta

Avaliação

  • Desenho/texto – O que aprendemos nessa aula?
  • Registro, realizado pelo professor da fala das crianças.

Atividade 02 – Circuito de Habilidades Motoras – Explorando a Floresta!

Objetivo específico:

  • Identificar o espaço ocupado pelo índio (floresta) e suas características principais;
  • Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção, estabilização e manipulação.

Estratégia: Circuito de habilidades por tempo, contendo 5 estações.

Conteúdo – Conversa inicial: Onde o índio vive? O que podemos encontrar na mata? O que vamos encontrar na nossa mata.

Brincadeira da Ponte:

  • Material: Banco sueco.
  • Tarefa: Atravessar o banco sueco de várias formas.
  • Dica de equilíbrio: afastar os braços

Brincadeira do Rio:

  • Material: Colchonetes.
  • Tarefa: Saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete)
  • Dica de impulsão: usar o braço
  • Dica de aterrissagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos)

Brincadeira de Árvores com frutas:

  • Material: Objetos pendurados, bolinhas de tênis. Tarefa: Acertar os objetos (frutas na árvore) com as bolinhas.
  • Dica para arremesso: estender o braço.
  • Dica para acertar o alvo: olhar para o alvo

Brincadeira de Teia de aranha:

  • Material: corda elástica.
  • Tarefa: Passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
  • Dica de execução: fazer devagar.

Brincadeira do Caminho da onça:

  • Material: Cordas, arcos e cones.
  • Tarefa: Percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa, pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zig-zag nas árvores (cones)

Obs.: As dicas apresentadas são apenas exemplos. Elas deverão ser dadas de acordo com as necessidades das crianças.

Conversa final: O que aprendemos? Qual lugar da nossa floresta foi mais fácil? E qual foi mais difícil?

Avaliação:

Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.

2º Dia do Projeto de Brincadeiras para o Dia do Índio

Estas atividades de jogos recreativos fazem parte do projeto de brincadeiras para o Dia do Índio com atividades para o 2º dia.

Objetivo específico:

  • Identificar o local onde o índio mora, alguns costumes e os animais que o cercam.
  • Executar jogos de locomoção e perseguição.

Estratégia: utilização de Jogos indígenas

Conversa inicial: Como é a casa do índio? Como se chama a criança indígena? O que os índios comem? Quais os bichos que existem perto da casa deles? São perigosos?

JOGOS INDÍGENAS

1- Jogo Curumim vai pra Oca!!!

Material: Arcos (bambolês)

Como jogar:

  • Distribuir os arcos aleatoriamente pelo chão. Iniciar com a mesma quantidade de crianças participantes.
  • As crianças devem caminhar entre os arcos, ao sinal do professor “Curumim vai pra Oca!!!” devem entrar no arco. Os arcos devem ser suprimidos um a um a cada rodada.
  • Dica: Entrar no arco que estiver mais perto. Prestar atenção no professor.

2- Jogo Caça à onça

Material: Arcos

Como jogar:

  • Distribuir os arcos pelo chão aleatoriamente.
  • Escolher uma criança para pegador (índio) e as demais serão as onças.
  • Para a onça não ser pega deve entrar na toca (arcos). Quando a onça for pega, vira índio e o índio vira onça.

3- Jogo Dia da Colheita

Material: giz ou cordas para demarcar

Como jogar:

  • Dividir as crianças em dois grupos.
  • Demarcar uma linha de saída de cada lado do espaço onde será feita a brincadeira. As linhas de saída devem estar dispostas uma de frente para outra e entre elas um grande espaço para correr (pode ser usado as linhas de fundo ou laterais de uma quadra).
  • Cada grupo deverá ficar atrás da linha de saída, em pé e com uma das mãos estendidas à frente (serão as mandiocas).
  • O professor deverá escolher uma das crianças para iniciar o jogo. Ela deverá ir até a linha de saída do grupo oposto e puxar uma das “mandiocas”. A criança escolhida deverá correr tentando alcançar o colega que a puxou.
  • Se for pego o colega passa a fazer parte da “plantação de mandiocas” do lado oposto.
  • Inicia-se o jogo novamente com aquele que estava na condição de pegador.
  • Ganha a equipe cuja “plantação de mandiocas” for maior!

Conversa final: O que aprendemos? Qual brincadeira foi mais divertida?

Avaliação:

  • Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.
  • Registro escrito realizado pelas crianças. Desenhar/escrever o que aprendemos nessa aula.

3º Dia do Projeto de Brincadeiras para o Dia do Índio

Estes jogos fazem parte da proposta de atividades para o 3º dia, que dá continuidade as comemorações pelo dia do índio.

Objetivo específico:

  • Recordar o local onde o índio mora e os animais que o cercam.
  • Executar jogos de locomoção e perseguição aumentando a complexidade das regras.
  • Despertar o interesse sobre as brincadeiras típicas dos índios.

Estratégia: Jogos Indígenas

Conversa inicial: Vocês lembram como é a casa do índio? Como se chama o índio criança? Quais os bichos que existem perto da casa dele? O que os índios comem?

1 – Jogo de Caçar a onça II

Material: Arcos (bambolê)

Como jogar:

  • Distribuir os arcos pelo chão aleatoriamente.
  • Escolher uma criança para pegador (índio) e os demais serão as onças.
  • Para a onça não ser pega deve entrar na toca (arcos).
  • Quando a onça for pega vira índio e passa a ajudar a pegar.

2 – Jogo de Colheita da mandioca

Material: Nenhum

Como jogar:

  • Escolher um pegador, quando a criança for pega, vira mandioca e deve ficar agachada.
  • Para ser salva, deve ser “colhida”, puxada pela mão de um amiguinho que ainda não foi pego.
  • O professor deve trocar o pegador de tempos em tempos.
  • Dica: ficar com a mão preparada

3 – Jogo Essa oca é minha!

Material: arcos (bambolê) e outros materiais que tenha disponível para montar um circuito de habilidades.

Como jogar:

  • Montar um circuito de habiidades, e determinar uma tarefa desfiadora para que as crianças realizem (pode ser andar sobre uma trave de equilíbrio, dar a volta no trepa-trepa, atravessar uma parede de escalada).
  • Ao sinal do professor dizer: “Cuidado com a onça!!!”
  • Todos devem correr e ficar dentro de um arco.
  • Suprimir um arco por rodada.

Conversa final: O que aprendemos? Qual brincadeira foi mais divertida? Será que os índios fazem essas brincadeiras? Que brincadeiras os índios fazem?

Tarefa para casa: Pesquisar brincadeiras indígenas para a próxima aula.

Avaliação:

  • Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.
  • Registro escrito realizado pelas crianças. Desenhar ou escrever o que aprendemos nessa aula.

4º Dia do Projeto de Brincadeiras para o Dia do Índio

Estas brincadeiras fazem parte da proposta de atividades do projeto de Brincadeiras para o Dia do Índio para o 4º dia, que dá continuidade as comemorações pelo dia do índio. São jogos originalmente indígenas que fazem muito sucesso entre as crianças.

Objetivo específico: Conhecer e executar brincadeiras tipicamente indígenas

Estratégia: Jogo indígena

Conversa inicial: Agora que vocês se transformaram em índios (trabalhar com pinturas nas crianças para se caracterizarem como índios) vamos fazer as brincadeiras indígenas? Vocês pesquisaram? De que os índios brincam?

*Se as crianças não tiverem trazido brincadeiras a partir da pesquisa que foi solicitada no 3º dia, você pode trabalhar as seguintes brincadeiras abaixo:

1- EMA – Brincadeira da Tribo Pareci

Material: Nenhum

Como jogar:

Crianças formam uma roda, com um dos participantes no meio. A meta é tentar sair da roda. Quando conseguir todos devem correr atrás e tentar pegá-lo. O professor deve garantir que todos estejam no meio da roda pelo menos uma vez.

2- JÚRE – Brincadeira da Tribo Bororó

Material: Giz

Como jogar: Traçar um caminho no chão onde as crianças devem percorrer em um pé só. Esse caminho foi feito por uma enorme cobra. Comece fazendo caminhos fáceis e vá dificultando. Peç ajuda para as crianças na construçõa dos caminhos. Cada um pode fazer o seu e depois experimentar o do outro.

Conversa final: O que aprendemos? Qual brincadeira foi mais divertida? Vocês acharam as brincadeiras indígenas divertidas? São mais divertidas que as nossas brincadeiras?

Avaliação:

  • Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.
  • Registro escrito realizado pelas crianças. Desenhar/escrever o que aprendemos nessa aula.
  • Se houver possibilidade filmar e fotografar as atividades.

***Autoria do Projeto: Denise Carceroni

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