Atividades de Halloween para educação Infantil

O Halloween chegou! Bruxas, fantasmas e monstros podem ser um ótimo caminho para o desenvolvimento das crianças. Veja nessa postagem, Atividades de Halloween para Educação Infantil: músicas, jogos, atividades educativas, jogos pedagógicos, flash cards. Muita diversão para os pequenos!

Objetivos:
★ Conhecer a cultura anglo-saxônica;
★ Estimular a oralidade;
★ Desenvolver criatividade e imaginação;
★ Aumentar o vocabulário em inglês.

Faixa etária: a partir de 4 anos.

ATIVIDADES DE HALLOWEEN PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de Outubro, véspera do Dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos e foi levada pelos imigrantes irlandeses, em meados do século 19.

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país por meio da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorizam e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana. Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de Outubro).

Mas respeitando que cada escola segue os seus princípios e muitas comemoram esta data, o Guia traz nessa edição sugestões de atividades para quem deseja assustar, divertir e fazer um trabalho pedagógico com essa temática.

VOCÊ SABIA?

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de Outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como: caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de Novembro).

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein. As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “gostosuras ou travessuras”. Felizes, terminam a noite do 31 de Outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

HAPPY HALLOWEEN!

Segundo a professora do Colégio AB Sabin, Marion Celli, o objetivo principal das aulas de inglês na Educação Infantil é promover a exposição ao idioma de forma lúdica e agradável, em ambiente sociointeracionista, que seja estimulante à aprendizagem. “Datas comemorativas particulares dos países de língua inglesa são, assim, mais uma oportunidade de vivência de diferentes perspectivas e descobertas que proporcionam o enriquecimento do processo de aprendizagem”, comenta ela.

Por isso, o Halloween é comemorado no Colégio e nessa data, o AB Sabin tradicionalmente entra no clima da cultura anglo-saxônica e proporciona aos seus alunos de Pré I e Pré II uma aula de inglês bastante especial. Adaptações para a faixa etária são realizadas a fim de que as expectativas de aprendizagem sejam atingidas de maneira envolvente e significativa. É assim que fantasmas, bruxas, magos, esqueletos, monstros e várias outras criaturas assustadoras perambulam pela escola em busca de aventuras muitas vezes inéditas para a maioria.

O conteúdo é trabalhado por meio de músicas e os vídeos temáticos desenvolvidos pelo grupo “Super Simple Learning” (supersimplelearning.com/songs/themes-series/ Halloween). A canção é sempre antecedida por imagens relacionadas ao tema da aula (flashcards) para que os alunos tenham apoio visual e entendam melhor o conteúdo de cada música. Veja algumas abaixo:

HELLO, MY FRIENDS (LET’S GO TRICK-OR-TREATING)

KNOCK KNOCK, TRICK OR TREAT? | HALLOWEEN SONG |

A cada ano, a partir do trabalho coletivo de cada turma, diferentes murais são elaborados, os quais auxiliam na contextualização do tema durante a semana que antecede o dia das atividades centrais. Após uma aula de exposição e prática do vocabulário de Halloween com flashcards e músicas, a professora faz uma votação sobre os ícones do Halloween favoritos de cada turma. Na aula seguinte, a professora traz o monstro, bruxa, morcego etc. escolhidos pela turma, desenhados e recortados e juntos fazem, em roda, a sua decoração a partir da escolha colaborativa dos materiais que serão utilizados. Na construção o nome de cada ícone é falado somente em inglês e no mural, quando estão prontos, os nomes deles são expostos nas duas línguas.

As crianças também participam da atividade típica de Halloween conhecida como Trick-or-treat? (Gostosuras ou Travessuras?) – que consiste em pedir doces nas casas dos vizinhos em 31 de outubro – em que os alunos de 4 e 5 anos, todos fantasiados, visitam algumas turmas do Maternal I e II (2 e 3 anos), além de brincarem pelo caminho com a coordenação, direção e as equipes administrativas e de apoio, na busca por gostosuras.

Na última comemoração, por exemplo, as crianças percorreram um caminho pré-estipulado até chegarem ao destino final, em que são recepcionadas com um suco de groselha.

A aula costumeiramente se encerra na biblioteca, um ambiente desde sempre de muitas aventuras, mas desta vez tematicamente enfeitada. As crianças apreciam a exibição de um desenho ilustrativo da experiência Trick-or-treat? e de músicas para descontrair, divertindo-se com fantasias e outros acessórios.

O dia do Halloween torna-se, assim, um dia muito diferente em que toda a escola se envolve para proporcionar aos alunos a vivência de uma cultura bastante distinta da nossa. “Trata-se de um exemplo claro de como língua e cultura não de distanciam nem mesmo no ambiente de ensino de inglês na Educação Infantil”, ressalta Marion.

MÚSICAS DE HALLOWEEN

A professora da escola Pequeno Reino Centro de Educação Infantil, Karen Cristina de Almeida Machado, também usa a data como uma forma diferente de trabalho em suas aulas de inglês para a Educação Infantil. As músicas estão entre os recursos usados por ela. Como:

MÚSICA 1 – TRICK-OR-TREAT – (MELODIA DE BATE O SINO – JINGLE BELLS)

Trick-or- treat
Trick-or-treat
Trick-or-treat we say
If you don´t give a treat to us
We never go away

MÚSICA 2 – GHOSTS, BATS (MELODIA DE ARE YOU SLEEPING, BROTHER JOHN)

Ghosts, Bats
Ghosts, Bats
Witches too Witches too
Halloween is coming
Halloween is coming
Boo to you (dê um susto no amigo)
Boo to you (dê um susto no amigo)

MÚSICA 3 (MELODIA: TWINKLE, TWINKLE LITTLE STAR – BRILHA, BRILHA ESTRELINHA)

Pumpkin, pumpkin on the ground
How do you get so big and round
Planted as a seed so small
Now you are a great big ball
Pumpkin, pumpkin on the ground
How do you get so big and round

JOGOS NO HALLOWEEN

Além disso, a professora desenvolve algumas brincadeiras e jogos como forma de trabalhar outras competências em seus alunos:

JOGO DA TRILHA

  Materiais:
– Dado grande
– Folhas de sulfite ou cartolinas

Escreva uma frase diferente em cada folha de sulfite ou pedaço de cartolina. Coloque-as no chão em forma de trilha, ou como se fosse um tabuleiro gigante. Divida a turma em duplas. Um joga o dado e o outro será o marcador. Uma das crianças joga o dado e a outra anda o número de casas que cair no dado. A professora lê o que está na casinha e eles devem fazer o que está lá. Se a frase não for realizada com sucesso pela dupla, eles não se movem adiante. Ganha o jogo a dupla que chegar primeiro ao fim da trilha.

Sugestões de frases para as casinhas:
– Laugh like a witch (gargalhe como uma bruxa)
– Meow like a black cat (mie como um gato preto)
– You´re a vampire. Shout: I love bats (você é um vampiro. Grite: Eu adoro morcegos)
– Make a strange sound like a monster (Faça um som estranho como de um monstro)
– Dance like a skeleton (Dance como um esqueleto)
– Stand up and say: Boo like a ghost (Levante-se e diga: Buuuu como um fantasma)
– Jump 10 times saying: Trick-or-treat (Pule 10 vezes dizendo: Doces ou travessuras)
– Walk like a mummy (Ande como uma múmia)

Coloque também algumas frases como:
– Miss a turn
– Roll the dice again
– Move ahead 2 spaces
– A última casa será: Happy Halloween

   JOGO DE GHOSTS

Faça fantasminhas coloridos e cole em palitos de sorvete, como se fossem dedoches. Distribua os fantasminhas para os alunos. O professor fala a cor, por exemplo: I see a blue ghost, o aluno que estiver com o blue ghost deve levantar e abaixar o fantasminha rapidamente. Vai saindo da brincadeira os alunos que levantarem o fantasminha na hora errada ou demorarem para levantá-lo.

JOGO ACERTE O RABO DO GATO PRETO

Confeccione um gato em cartolina preta ou E.V.A. preto e faça seu rabo separadamente do corpo. Escolha um aluno para colocar o rabo no gato. Feche os olhos desse aluno com um lenço ou venda. Coloque fita adesiva na ponta do rabo do gato e as crianças devem tentar acertar o rabo no lugar certo.

JOGO BATATA-QUENTE

Apresente primeiramente o vocabulário desejado para as crianças, através de Flashcards (ghost, vampire, witch, monster, skeleton, pumpkin, spider, bat). Faça uma roda com elas e comece a brincadeira passando a bolinha de mão em mão, até o professor dizer: “STOP”. Para a criança que ficou com a bola, o professor deve falar: I´m afraid of a ______, e escolha uma das figuras que estão no centro da roda. A criança deve ir lá e pegá-la. Tente fazer com que todos participem do jogo e enquanto a bola passa, vocês podem cantar uma música ou dizer HOT POTATO, até parar.

Fonte: Guia Prático de Educação Infantil