Aprendendo a ler com as Histórias em Quadrinhos

Aprendi a ler com 6 anos. E a primeira das minhas paixões foi a leitura de gibis. Meu pai levava eu e meus irmão toda quarta-feira à banca de revistas.

Lá, cada um escolhia um gibi naquele universo mágico de tantas opções. Daí tínhamos sempre 3 gibis por semana para lermos: o meu, o do meu irmão e o do meu pai. Éramos pobres e nem em sonho podíamos escolher mais que isso….

Mas que delícia quando chegava a quarta-feira! Eu aguardava com ansiedade. Acredito que essa atitude tenha incentivado eu ser uma leitora voraz. Cheguei a ter uma mala daquelas bem antigas cheia de gibis para trocar com os colegas de escola.

E é sobre aprender a ler com as histórias em quadrinhos que falaremos nesta postagem!

Aprendendo a ler
com as Histórias em Quadrinhos

E quem não conhece alguém que tomou gosto pela leitura por meio das histórias em quadrinhos? Suas cores, formas e leitura simples chamam a atenção da criançada, principalmente a série de gibis produzida por Maurício de Souza, A Turma da Mônica.

A professora Glauce Rossi, utiliza os gibis como ferramenta de alfabetização e mostra que atividades com eles são simples e assertivas. Veja, a seguir, alguns dos trabalhos que ela realiza com esse recurso. “O trabalho com histórias em quadrinhos no processo de alfabetização será por meio da leitura compartilhada e o preenchimento de balões”, explica Glauce.

Leitura Compartilhada e preenchimento da História

Materiais Necessários:

  • Gibis
  • Cópias das Histórias em Quadrinhos trabalhadas

Primeira Etapa

A professora traz para a sala de aula vários gibis e deixa os alunos entrarem em contato com eles por um tempo. faz perguntas do tipo: se eles conhecem os gibis, quais os preferidos deles, como são as histórias dos gibis (estrutura).

Segunda Etapa

Na leitura compartilhada, a professora distribui uma história em quadrinhos e diz aos alunos para lerem juntos. As crianças vão participando da leitura, cada um do seu jeito, mesmo se ainda não souberem ler. No momento da leitura dos balões a professora pergunta o que será que os personagens da história estão falando.

Depois que todos falarem, a professora lê a história em quadrinhos original e as crianças vão comparar com o que elas disseram.

Terceira Etapa

A próxima atividade é o preenchimento de balões. A professora distribui outra história em quadrinhos com os balões vazios e as crianças em duplas vão completá-los. A professora vai fazendo as intervenções nas escritas das crianças do tipo: “leiam o que vocês escreveram, em tal palavra está faltando letras, pensem juntos quais são.”

Depois que todos fizeram a atividade, a professora lê a história original.

Avaliação

A avaliação é contínua observando o interesse, a participação dos alunos na leitura e na escrita das histórias em quadrinhos.

Fonte: Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 138

Encontre quadrinhos da Turma da Mônica para ler e imprimir clicando aqui:

Veja também:

Alfabeto Fônico para imprimir

80 moldes de corujas

Cadernos Pedagógicos Língua Portuguesa 1º ao 4º ano

Atividades Educativas Copa do Mundo

42 flashcards de halloween

41 Cartazes de Rotina para Educação Infantil

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Se você concorda com isso, clique em ok. ok Read More

Privacy & Cookies Policy