Aprendendo a ler com as Histórias em Quadrinhos

Veja como trabalhar com essas tiras que acompanham crianças, jovens e adultos pelo mundo da leitura!

0

Aprendi a ler com 6 anos. E a primeira das minhas paixões foi a leitura de gibis. Meu pai levava eu e meus irmão toda quarta-feira à banca de revistas.

Lá, cada um escolhia um gibi naquele universo mágico de tantas opções. Daí tínhamos sempre 3 gibis por semana para lermos: o meu, o do meu irmão e o do meu pai. Éramos pobres e nem em sonho podíamos escolher mais que isso….

Mas que delícia quando chegava a quarta-feira! Eu aguardava com ansiedade. Acredito que essa atitude tenha incentivado eu ser uma leitora voraz. Cheguei a ter uma mala daquelas bem antigas cheia de gibis para trocar com os colegas de escola.

E é sobre aprender a ler com as histórias em quadrinhos que falaremos nesta postagem!

Aprendendo a ler
com as Histórias em Quadrinhos

E quem não conhece alguém que tomou gosto pela leitura por meio das histórias em quadrinhos? Suas cores, formas e leitura simples chamam a atenção da criançada, principalmente a série de gibis produzida por Maurício de Souza, A Turma da Mônica.

A professora Glauce Rossi, utiliza os gibis como ferramenta de alfabetização e mostra que atividades com eles são simples e assertivas. Veja, a seguir, alguns dos trabalhos que ela realiza com esse recurso. “O trabalho com histórias em quadrinhos no processo de alfabetização será por meio da leitura compartilhada e o preenchimento de balões”, explica Glauce.

Leitura Compartilhada e preenchimento da História

Materiais Necessários:

  • Gibis
  • Cópias das Histórias em Quadrinhos trabalhadas

Primeira Etapa

A professora traz para a sala de aula vários gibis e deixa os alunos entrarem em contato com eles por um tempo. faz perguntas do tipo: se eles conhecem os gibis, quais os preferidos deles, como são as histórias dos gibis (estrutura).

Segunda Etapa

Na leitura compartilhada, a professora distribui uma história em quadrinhos e diz aos alunos para lerem juntos. As crianças vão participando da leitura, cada um do seu jeito, mesmo se ainda não souberem ler. No momento da leitura dos balões a professora pergunta o que será que os personagens da história estão falando.

Depois que todos falarem, a professora lê a história em quadrinhos original e as crianças vão comparar com o que elas disseram.

Terceira Etapa

A próxima atividade é o preenchimento de balões. A professora distribui outra história em quadrinhos com os balões vazios e as crianças em duplas vão completá-los. A professora vai fazendo as intervenções nas escritas das crianças do tipo: “leiam o que vocês escreveram, em tal palavra está faltando letras, pensem juntos quais são.”

Depois que todos fizeram a atividade, a professora lê a história original.

Avaliação

A avaliação é contínua observando o interesse, a participação dos alunos na leitura e na escrita das histórias em quadrinhos.

Fonte: Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 138

Encontre quadrinhos da Turma da Mônica para ler e imprimir clicando aqui:

You might also like