Atividades 2º Ano

17 PROBLEMAS PARA TRABALHAR MATEMÁTICA EM SALA DE AULA

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PROBLEMAS DE MATEMÁTICA EM FORMAS DE POEMAS

Existem obras de literatura que apresentam a Matemática por meio de histórias ou poemas, de forma divertida e contextualizada. Trabalhar com textos problemas para aprender matemática é uma forma divertida e interdisciplinar, pois também trabalha a Língua Portuguesa com a interpretação de textos, tão necessária em nossos alunos. Hoje falaremos sobre o Livro Poemas Problemas, da autora Renata Bueno. O livro é muito fofo e ilustrado, recomendado para alunos de 2º e 3º ano do ensino fundamental.

Estudar e pesquisar novas possibilidades na alfabetização matemática deve ser atividade permanente nos planejamentos de sala de aula. E com a resolução de problemas de matemática tão presente nas práticas pedagógicas, esse livro vem para nos auxiliar a trabalhar com problemas de forma diferente, fugindo de perguntas como “é de mais” ou “é de menos?” e desenvolvendo o pensamento Lógico Matemático dos pequenos alunos do Ensino Fundamental.

Os poemas com rimas com apresentação de problemas de matemática apresentam: Problemas com respostas numéricas, problemas com mais de uma resposta, e com respostas não numéricas. Para quem faz o PNAIC, com certeza, será uma boa sugestão de atividades.

Poemas Problemas, de Renata Bueno: o livro traz 17 problemas de matemática em historinhas rimadas, com imagens super coloridas, em uma linguagem que as crianças entendem e com a qual se identificam. Os problemas envolvem conteúdos como combinatória, sequência, figuras geométricas, entre outros – além, é claro, das quatro operações fundamentais. É um verdadeiro convite ao desafio e ao desenvolvimento das estratégias pessoais para resolução dos problemas.

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA:

  • Sistematizar a noção de que adicionar equivale a: acrescentar, juntar;
  • Identificar as situações em que se usa a soma;
  • Sistematizar conhecimentos a cerca da adição;
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático e a concentração;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Produzir texto de forma autônoma;
  • Calcular fatos fundamentais utilizando o cálculo mental;
  • Resolver situações problemas que envolva adição;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.

Sendo assim, seguem abaixo:

17 PROBLEMAS PARA TRABALHAR MATEMÁTICA EM SALA DE AULA

MEU AQUÁRIO

NO AQUÁRIO QUE COMPREI
HÁ 2 PEIXES VERMELHINHOS
UM LARANJA, QUE É O REI,
E MAIS 9 AMARELINHOS
AO TODO, NADANDO JUNTOS,
QUANTOS SÃO OS PEIXINHOS?

Você pode solicitar aos alunos para desenharem os peixinhos no aquário abaixo:

 

BICHARADA MACHUCADA

O SAPO JOSUÉ
TEM 4 FERIDAS NO PÉ.
O URSO RODRIGO
TEM 1 MACHUCADO NO UMBIGO.
O MACACO MANUELÃO
TEM 5 CORTES EM CADA MÃO.
TODO CORTE, FERIDA OU MACHUCADO
COM BANDEIDE PRECISA SER TRATADO.
PRA DESSES DOENTES CUIDAR,
DE QUANTOS CURATIVOS VAMOS PRECISAR?

A BANDA

DONA VANDA
TINHA UMA BANDA.
NA BANDA, QUANDO AS CORNETAS TOCAVAM,

60 BORBOLETAS TOCAVAM.
QUANDO OS TAMBORES BATIAM,
600 ROEDORES RIAM.
CADA ROEDOR TINHA UM TAMBOR.
CADA BORBOLETA TINHA UMA CORNETA.
QUANTOS INSTRUMENTOS TINHA A BANDA
DE DONA VANDA?

TATUAGEM

UM PÁSSARO TATUADO NO BRAÇO
E NA CANELA, UM DRAGÃO.
NAS COSTAS, CÁSSIO TEM UM FOGUETE DE AÇO,
ALÉM DE 5 LETRAS CHINESAS QUE ELE TATUOU NA MÃO.
VOCÊ JÁ DESCOBRIU QUANTAS TATUAGENS
O RAPAZ TEM ATÉ ENTÃO?

COMIDA DE GATO

O TEO TEM UM GATO
QUE SE CHAMA CISSANINHO
O MENINO COLOCOU EM SEU PRATO
8 CENOURAS E 1 PEIXINHO.
CISSANO COMEU METADE DAS CENOURAS E O PEIXE INTEIRINHO.
VOCÊ SABE QUANTO SOBROU EM SEU PRATINHO?

QUE LINDO COLAR!

COM BOTÕES COLORIDOS, OLÍVIA VAI FAZER UM COLAR.
3 VERMELHOS E UM AMARELO ESCOLHEU PRA COMEÇAR.
NA SEQUÊNCIA, UM ROXO E UM ROSA E MAIS UM AMARELO PRA COMPLETAR.
AGORA COMEÇA TUDO DE NOVO, NA MESMA SEQUÊNCIA ATÉ ACABAR:
MAIS 3 VERMELHOS E UM AMARELO.
DEPOIS DE UM BOTÃO ROXO, QUAIS SERÃO OS DOIS PRÓXIMOS A COLOCAR?

VAI DECOLAR!

NO FOGUETE DO CACHORRO
TEM LUGAR PRA MUITA GENTE.
5 GATAS ANIMADAS USAM GORRO
E OS OUTROS 12 TRIPULANTES, CAPACETE.
SERÁ QUE VOCÊ DESCOBRE
QUANTOS LUGARES HÁ NESSE FOGUETE?

A VELHA E O VASO

O VASO DA DONA IAIÁ
TEM 8 ROSAS E UM GIRASSOL.
A VELHA ANDA PRA CÁ E PRA LÁ,
PROCURANDO UM LUGAR MAIS PERTO DO SOL.
O JARDINEIRO TROUXE DO QUINTAL
MAIS MEIA DÚZIA DE CRAVOS E UMA DÁLIA AMARELA.
AGORA O VASO FICOU O TAL
COM QUANTAS FLORES NO TOTAL?

ZUM-ZUM-ZUM

PRO CASAMENTO DO BESOURO
BARATA NENHUMA FOI CONVIDADA.
O ALTAR TINHA PÉTALAS DE OURO
E UMA LINDA CORTINA BORDADA
SE A QUANTIDADE DE PÉTALAS USADAS
ERA QUATRO VEZES MAIOR
QUE AS 12 ABELHAS MUITO LEVADAS,
ADIVINHE QUEM FOR MELHOR
QUANTAS PÉTALAS DE OURO
TORNARAM A DECORAÇÃO ESSE TESOURO?

CADA COISA EM SEU LUGAR

O ARMÁRIO DE MARIETA
É A MAIOR ARRUMAÇÃO.
SEUS VESTIDOS ESTAMPADOS VÃO NA PRIMEIRA GAVETA
E NA SEGUNDA SÓ SEUS VESTIDOS COM BOTÃO.
COMO SERÁ O ÚNICO VESTIDO DE MARIETA
QUE PODE SER GUARDADO TANTO NA PRIMEIRA COMO NA SEGUNDA GAVETA?

O PREDINHO

NO PREDINHO DO SEU MIGUEL
MORA GENTE PRA DEDÉU.
NO PRIMEIRO ANDAR MORAM O LÉO, A LUANA E A CLARA,
QUE SÃO IRMÃOS E VIVEM JUNTOS COM O ZECA E A YARA.
NO SEGUNDO MORA O JORGE, O VÍTOR E A BERENICE:
OS 3 VIERAM DO INTERIOR E VIVEM COM A TIA EUNICE.
NO TERCEIRO ANDAR MORA, SOZINHA, A ANINHA.
ELA TEM UMA GATA MALHADA QUE SE CHAMA ROSINHA.
O QUARTO ANDAR ESTÁ VAGO,
PRA TRISTEZA DO SEU MIGUEL…
SE NÃO VENDER LOGO, LOGO, VAI EMPRESTAR PRA PRIMA MARTA,
QUE MORA DE ALUGUEL.
VOCÊ JÁ DESCOBRIU QUANTAS PESSOAS
MORAM HOJE NO PRÉDIO DO SEU MIGUEL?

JOGANDO DADOS

NA TRILHA DO TABULEIRO,
TODO MUNDO QUER CHEGAR PRIMEIRO.
A DANI JOGOU OS 2 DADOS DE UMA VEZ ,
SORTEOU DOIS E SEIS.
A PAOLA JOGOU UM DADO E TIROU 3,
NO OUTRO TAMBÉM SORTEOU SEIS.
POR ÚLTIMO, FOI A VEZ DA IVETE,
A SOMA DE SEUS DOIS DADOS FOI SETE.
SE AS 3 CRIANÇAS ESTAVAM ANTES NA “PARTIDA”,
QUEM SERÁ AGORA QUE ESTÁ NA FRENTE NESSA CORRIDA?

HUM… QUE DELÍCIA!

Os quatro amigos da pracinha
Foram juntos tomar sorvete de casquinha.
Sabor? Só de creme e chocolate tinha.
– Chocolate embaixo e creme em cima pra mim!
Exclamou logo a Jasmin.
– Creme embaixo e chocolate em cima!
Escolheu sem pestanejar a Irma.
A magrela da Marlene
Pediu duas bolas de creme.
Como fica o sorvete do Vicente,
Se quiser formar uma combinação diferente?

NA VOLTA DA ESCOLA

Voltam da escola, juntas, quatorze crianças, além do Ian.
Todas vêm cantando e brincando apertadinhas dentro da Van:
Algumas ficam na casa do Luís Felipe pra jogar futebol,
Outras na casa da Clarinha pra tomar banho de sol.
A casa do Ian é a última parada
Onde ainda desce uma molecada.
Se o mesmo número de crianças em cada casa ficar,
Você é capaz de saber quantas afinal descem em cada lugar?

QUE HORAS SÃO?

No relógio do Caio não tem nenhum número, não.
No lugar do número 12 tem um raio,
No lugar do 6, um vulcão.
Em vez de 3, tem um gato xadrez.
Em vez de 9,
Um coração escrito Love.
Se o ponteiro do relógio, partindo do vulcão,
Der um quarto de volta, pra onde ele apontará então?

FESTA GEOMÉTRICA

Para o baile do quadrado nenhum círculo foi convidado.
Tem quadrada, quadradinho e um monte de quadrados
Porque nessa festa só entra quem tem o mesmo tamanho nos quatro lados.
Um triângulo tenteou,
Um losango também.
Um hexágono se apresentou,
Pense, pense, pense bem…
Qual desses três conseguiu entrar
E dessa festa participar?

CARANGUEJADA

Vai pro mangue cedo, pra caranguejo catar.
Aurora sai com a sacola cheia, mas só um quinto vai servir pro jantar.
O resto vende no mercado da aldeia.
Se a moça conseguiu cinqüenta e cinco caranguejos pegar,
Adivinhe quantos no mercado ela vai ofertar?

GABARITO DOS POEMAS PROBLEMAS

Baixe a atividade em Word – poemasproblemas