17 Atividades com Encontros Vocálicos para imprimir

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Imprima aqui 17 Atividades com encontros vocálicos para trabalhar em sala de aula com as séries do Ensino Fundamental 1. Atividades para 2º e 3º Anos.

Olá, amigos do site Atividades para professores. Hoje trago para vocês 17 atividades com encontros vocálicos para imprimir. As imagens estão em boa resolução, basta salvar e imprimir a que você deseja para trabalhar em sala de aula.

Os encontros vocálicos são atividades que são trabalhadas geralmente no 2º e 3º anos do Ensino Fundamental 1. É importante que os alunos façam bastante exercícios para fixar melhor o conhecimento.

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ENCONTROS VOCÁLICOS

Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas formados por vogais ou semivogais em uma mesma sílaba ou sílabas diferentes.

Sabemos que as vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas são a base, o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa. Já as semivogais acontecem no encontro entre duas vogais em uma mesma sílaba, em que uma é a vogal principal, com o tom mais intenso, e a outra é a semivogal, que possui um papel secundário.

Em um encontro vocálico, a letra /a/ sempre será a vogal principal, as letras /i/ e /u/ serão sempre semivogais, e as letras /e/ e /o/ podem assumir os papéis de vogal e/ou semivogal.

Existem três tipos de encontros vocálicos. Veja:

  •  HIATO

O hiato consiste na sequência de duas vogais (Vogal + Vogal) que se separam durante a divisão silábica, ficando cada vogal em uma sílaba distinta. Em virtude do contato de duas vogais no interior de uma palavra, é possível reconhecer o hiato como sendo o encontro vocálico por excelência.

Observe os exemplos:

Saída: sa – í – da;

Saúde: sa – ú – de;

Oceano: o – ce – – no;

Cooperar: co – o – pe – rar.

  • DITONGO

O ditongo consiste no encontro de Vogal + Semivogal, chamado de ditongo decrescente, ou de Semivogal + Vogal, que recebe o nome de ditongo crescente. Os ditongos também podem ser classificados em orais ou nasais. É muito importante recordarmos que os fonemas orais são aqueles que passam e saem pela cavidade bucal (boca), como: /a/, /b/, /t/; já os fonemas nasais são aqueles que uma parte passa pela boca e a outra parte passa pelas narinas (nariz), como: /m/, /n/, /ã/.

Observe os exemplos:

Madeira: ma – dei – ra (ditongo decrescente oral);

Paulista: pau – lis – ta (ditongo decrescente oral);

Pátria: pá – tria (ditongo crescente oral);

Sério: sé – rio (ditongo crescente oral);

Mãe: mão (ditongo decrescente nasal)

Oração: o – ra – ção (ditongo decrescente nasal)

  • TRITONGO

Os tritongos são uma sequência de Semivogal + Vogal + Semivogal. Assim como os ditongos, os tritongos também podem ser classificados em orais e nasais. Como apresentam apenas uma vogal, na divisão silábica, não se separam os fonemas vocálicos do tritongo.

Observe os exemplos:

Paraguai: Pa – ra – guai (tritongo oral);

Enxaguei: en – xa – guei (tritongo oral);

Cheguei: che – guei (tritongo oral);

Quão: quão (Tritongo nasal).

 

17 Atividades com Encontros Vocálicos para imprimir

Atividades com encontros vocálicos
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