PLANO DE ENSINO JARDIM 1 – 3 a 4 anos

PLANO DE ENSINO JARDIM 1 – 3 a 4 anos 

OBJETIVOS:

  • Aprender a expressar seus desejos, sentimentos, vontades e desagravos e a agir com progressiva autonomia.
  • Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e à higiene.
  • Relacionar-se progressivamente com as crianças, com seus professores e com outros adultos.
  • Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança.
  • Enfrentar situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e os adultos e exigindo reciprocidade.
  • Ouvir e contar fatos, ocorridos, falar de sentimentos.
  • Recontar histórias conhecidas por meio de deferentes portadores de textos e vivências de diversas situações, nas quais se faz necessária, compreendendo a sua função social.
  • Tentar ler e escrever segundo suas hipóteses.
  • Reconhecer, compreender e utilizar os diferentes símbolos convencionalmente como forma de representação em textos lidos e ouvidos.
  • Utilizar-se da linguagem matematicamente.
  • Construir o significado dos números naturais em situações de contagem, medida e códigos numéricos, nos diferentes contextos: social, matemáticos e outros.
  • Perceber, a partir de acontecimentos , a noção de tempo, tendo como referência a sua rotina diária.
  • Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza presentes em outras paisagens.
  • Comparar seres vivos, estabelecendo diferenças e semelhanças, quanto à alimentação, à respiração, ao crescimento e à reprodução.

 CONTEÚDOS:

  • EXPLORAÇÃO DO MUNDO E DE CONHECIMENTO DE SI.
  • EXPLORAÇÃO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE.
  • EXPLORAÇÃO LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.
  • EXPLORAÇÃO MATEMÁTICA.
  • EXPLORAÇÃO DA EXPRESSIVIDADE: MUSICAL, TEATRAL, CORPORAL ,VISUAL

EXPLORAÇÃO DO MUNDO E DE CONHECIMENTO DE SI

Expectativas de Aprendizagens Sugestões a serem desenvolvidas
Conhecer a si mesmo Saber sobre si: demonstrar corporal e verbalmente suas emoções, interesses e preferências.Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá-lo.Saber relacionar-se:  Comunicar-se com diferentes parceiros em diferentes agrupamentos: duplas, grupos usando gestos, expressões e movimentos.Apropriar-se de regras de convívio social.Realizar atividades, brincar com criança com diferentes condições de desenvolvimento.

Buscar segurança: tomar cuidado necessário à proteção do corpo conforme  manipula tintas, argilas, colas etc.

Tomar os cuidados  à proteção do corpo ao brincar, pular, saltar etc.

Aprender a relacionar-se Respeitar as características físicas e culturais de seus colegas ao interagir com eles.Não ter preconceito de gênero, ou racial, ou outra forma de discriminação, e explicar aos colegas por que isto é importante.Resolver dúvidas e conflitos a partir de diálogo  com outras crianças e adultos.
Buscar Segurança Tomar precauções para evitar de situações de potencial perigo.Tomar os cuidados necessários à proteção do corpo conforme manipula, tintas, argilas,colas etc.
Participar de brincadeiras e jogos  Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo os gestos esperados, sem ter o professor como modelo.Ampliar seu repertório de jogos tradicionais: brincar de pique, de seguir  o mestre etc.Montar quebra cabeça com ajuda.Reproduzir situações da vida cotidiana no faz de conta .Reproduzir no faz de conta as ações de um personagem de uma história lida.

Brincar de cantar, de dançar, de desenhar, de escrever, de jogar futebol, etc.

Brincar com marionetes.

Recontar o enredo de um faz de conta que realizou com os colegas.

Construir brinquedos com sucatas a partir de modelos.

Construir casas ou castelos de areia com sucatas.

Observar: animais e plantas, em livros, revistas e filmes, observando sons produzidos, presença de bicos e outras características físicas externas, cuidados básicos de alimentação, moradia e outros.

EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL

Expectativas de Aprendizagens Sugestões  a serem desenvolvidas
Explorar a linguagem oral: Conversar (relatar, expor, argumentar,descrever) Usar a dinâmica própria da conversação sabendo ocupar seu turno de fala num diálogo, escutando os demais falantes numa conversa coletiva.Relatar uma sucessão ordenada de fatos que compõem episódios cotidianos.Imaginar e expor soluções para uma questão e comunicá-las.Argumentar a respeito de um assunto sobre o qual o grupo conversa.

Justificar opiniões pessoais sobre uma assunto num diálogo e numa situação coletiva de comunicação (roda de conversa).

Comunicar-se no cotidiano Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa.Expressar oralmente seus  desejos, sentimentos, idéias e pensamentos a um público com o qual se conversa.Emitir opiniões pessoais sobre um assunto.Seguir instruções e responder a solicitações, compreendendo seus contextos de significação.

Relatar fatos que compõem episódios cotidianos, ainda que com apoio de recursos e/ou do professor.

Explicar fatos e fenômenos sociais e/ou naturais.

Produzir oralmente recados e instruções contextualizadas na gestão do cotidiano e nos fazeres infantis.

Narrar e apreciar Utilizar elementos da linguagem que se escreve no reconto de narrativas.Narrar histórias utilizando recursos expressivos próprios.Recontar histórias de repetição, a partir das narrações do professor.Relatar brincadeiras.

Relatar fatos do cotidiano e expressar-se oralmente com o apoio do professor.

Escrita: no cotidiano Identificar a escrita de seu próprio nome.Reconhecer e nomear as letras iniciais do seu nome.Reconhecer a semelhança gráfica entre a inicial de seu nome e as demais iniciais dos colegas que também possuem a mesma letra.Saber usar objetos de escrita presentes na cultura escolar (giz de cera, lápis, borracha, massinha, posicionar o papel, etc).

Arriscar-se a escrever o nome nas situações em que assinar se faz necessário (na produção de desenhos)

Linguagem Escrita e produção de texto Conhecer todas as letras do alfabeto (letra bastão sem enfeites e desenhos).Saber ordenar as letras do alfabeto.Escrever observando a orientação e o alinhamento que caracterizam a escrita da Língua Portuguesa.Escrever utilizando o alfabeto móvel, para que as crianças sejam levadas a pensar sobre as especificidades do sistema do e escrita alfabética.

Escrever o seu nome

Identificar e diferenciar a escrita de nomes de outros membros da turma a partir de uma lista.

Utilizar textos do cotidiano tais como bilhete, comunicados, convites e listas (dos aniversariantes).

Localizar palavras num texto que se sabe de memória tais como brincadeiras cantadas, adivinhas, quadrinhas, tirinhas, parlendas e demais textos do repertório da tradição oral.

Utilizar conhecimento sobre o sistema de escrita para localizar um nome específico numa lista de palavras do mesmo campo semântico (subtítulo em um índice de livro etc).

Leitura:Desenvolver Comportamento leitor Leitura em voz alta (professor): Ler narrativas e contos para as crianças tornando observáveis as linguagens próprias a este tipo de texto explicitando os comportamentos leitores.Fazer uso de comportamento básicos de um leitor, tais como ler a partir da capa, virar páginas sucessivamente etc.Diferenciar a narrativa oral e a leitura de histórias.Escutar a leitura de histórias.

Relacionar texto e imagem e antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinha e revista de heróis.

Diferenciar tipos de livros e nomeá-los.

Conhecer os diferentes usos e funções desses livros.

Apreciar e ler por prazer, oferecer momentos de leitura, manuseio de livros de maneira livre.

Ler ainda que não convencionalmente Professor criar oportunidades de leitura de diferentes gêneros textuais: parlendas, quadrinhas, cantigas, receitas,etc.Ajustar o falado ao escrito a partir dos textos já memorizados.Localizar palavras num texto que sabe de memória tais como as brincadeiras cantadas, adivinhas, quadrinhas, parlendas e demais textos do repertório da tradição oral.Procurar informações, em imagens, de livros e enciclopédias sobre assuntos relacionados a plantas, corpo humano, animais, entre outros.

EXPLORAÇÃO MATEMÁTICA

Expectativas de Aprendizagens Sugestões a serem desenvolvidas
Explorar número Recitar parlendas que envolvam números.Recitar a sequência numérica até o maior número  possível e, paulatinamente, ampliá-laExplorar quantidade em brincadeiras e práticas cotidianas (calendário, distribuição de materiais, contar objetos e pessoas).Explorar notações numéricas em diferentes contextos: registro de jogos, controle de materiais da sala, quantidade de pessoas que vão merendar ou que vão a um passeio etc.

Explorar a sequência numérica, considerando que é possível estender a sucessão de números tanto quanto se queira.

Consultar alguns referenciais numéricos: fita métrica, quadro, numérico, livros com muitas páginas para ler e escrever números que ainda não aprenderam a escrever de memória.

Saber que o número que vem depois na série numérica para determinar qual é o maior.

Utilizar os números que já conhece para escrever outros números, apoiando-se na numeração falada e na escrita.

Explorar espaço e forma Desenhar e interpretar imagens de objetos a partir de diferentes pontos de vista.Descrever, interpretar a posição de objetos e pessoas.Identificar e explicitar algumas características de certas figuras e corpos geométricos.
Explorar medidas Identificar notas e moedas do sistema monetário vigente.Usar notas e moedas nos contextos de brincadeiras: pagar dar troco.Utilizar a unidade de tempo- dia, mês e ano para marcar os acontecimentos.

 

EXPLORAÇÃO DA  NATUREZA E SOCIEDADE

Expectativas de Aprendizagens Sugestões a serem desenvolvidas
Explorar o ambiente físico e social Observar fenômenos e elementos da natureza presentes no dia a dia e reconhecer algumas características – calor produzido pelo sol, chuva, claro escuro, quente frio relacionando-as à necessidade de abrigo e alguns cuidados básicos: agasalhar-se, não ficar exposto ao sol, fechar ou abrir janela; acender ou apagar a luz.Reconhecer partes do corpo- mão, boca, , nariz etc.Conhecer alguns aspectos da vida do entorno da escola e casa- parque, lojas, mercado, feira livre, padaria etc.Identificar alguns papéis sociais existentes em seu grupo de convívio – escola e casa
Cuidar do ambiente Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.Jogar lixo em recipientes próprios, separando, com a ajuda da professora, papéis e outros.
Explorar e Conhecer Observar animais, plantas e diferentes tipos de solos do ambiente, próximo do entorno, em imagens de vídeo, livro e ou revista e ou visita a praças e parques, como zoológico, comparando suas características – nos animais: características externas, hábitos, alimentação, habitat, nas plantas: tamanho, presença e forma de folha, caule, flor, solo: sua umidade, composição etc.Pesquisar hábitos e necessidades básicas dos animais e plantas do seu entorno e apontar os cuidados básicos de alimentação e abrigo.Analisar e comparar hábitos e costumes de animais de outras regiões com os da sua.Perceber as transformações que estão ocorrendo em seu corpo perda dos dentes, crescimento.

Reconhecer os elementos que compõem a paisagem onde vive.

Indagar e  reconhecer relações de mudanças e permanências nos costumes familiares, nos costumes de outras culturas e civilizações e em civilizações e/ou pessoas próximas de outras épocas.

Identificar em fotos, relatos e outros registros, algumas características do ambiente e/ou das pessoas do lugar, apontando semelhanças e diferenças com o tempo presente.

 

EXPLORAÇÃO DA EXPRESSIVIDADE:  MUSICAL, CORPORAL, TEATRAL E VISUAL

Expectativa de Aprendizagem Sugestões a serem desenvolvida
Linguagem Musical Reconhecer diferentes características físicas e sonoras de objetos e instrumentos musicais.Reconhecer o som e saber o nome de alguns instrumentos musicais.Acompanhar a narrativa de histórias usando objetos e instrumentos musicais para sonorizá-las.Possuir um repertório de músicas e canções, brincadeiras de roda, jogos, parlendas e trava-línguas.

Pesquisar e construir alguns instrumentos musicais de percussão, de sopro, de corda etc, com materiais alternativos.

Associar-se por música de diferentes gêneros, estilos, época e culturas.

Linguagem Corporal Explorar pelo movimento o próprio corpo.Dançar coordenando movimentos com os dos companheiros.Dançar criando, imitando e coordenado movimentos com uso de materiais, diversos (lenços, bola, fitas etc).
Linguagem Teatral Participar de brincadeiras tradicionais cantadas que envolvam a representações de papéis.Dramatizar histórias conhecidas.Encenar histórias com bonecos e brinquedos, individualmente ou em grupo.Confeccionar e utilizar fantoches, bonecos e figuras de sobras.

Confeccionar e utilizar máscaras na composição de um personagem.

Apresentar-se em produções teatrais para outras crianças, pais e professores.

Interessar-se por apresentações de teatro profissional com objetos, fantoches, sobras ou atores.

Interessar-se por apresentações de teatro feitas por outras crianças com objetos, fantoches, sombras ou atores.

Linguagem Visual Identificar e nomear as diferentes manifestações do campo visual: fotografia, cinema, pintura, desenho.Reconhecer algumas obras de artistas  que lhe foram apresentados, podendo expressar verbalmente ou gestualmente suas impressões a partir da obra.Demonstrar prazer e interesse por marcar diversos suportes com suas garatujas básicas.Reconhecer sua marca gráfica entre outras produções de outras crianças

(no mural da sala ou na roda de observação das produções do grupo).

 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DAS  CRIANÇAS

Quanto a Avaliação das Aprendizagens a CEMEI tem o cuidado de seguir as orientações das Leis e as Normativas da Educação Infantil brasileira, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil  e a Lei de Diretrizes e Bases  da Educação Nacional.

Esses documentos sugerem o acompanhamento e registro do desenvolvimento infantil, sem o objetivo de promoção.

Sendo assim a equipe pedagógica da EMEI tem realizado uma avaliação processual e formativa.

Processual: avalia o percurso das crianças, verificando como elas estão evoluindo, sem buscar classificá-la. Mas observa  como se relacionam com os adultos e com outras crianças, como passam o dia, do que gostam e não gostam de brincar, do que gostam de comer e como gostam de dormir, como desenvolvem as atividades na sala de aula.

O professor observa e faz o registro escrito no seu diário de classe, avalia também as produções das crianças através dos portfólios e ficha individual.

É formativa porque permite o professor rever todos os passos do planejamento do processo ensino e aprendizagem, pois a avaliação não se da somente no final do trabalho, é tarefa permanente do professor, instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica e educacional comprometida com o desenvolvimento da criança.