Jogos de alfabetização Alegria de Saber

Abaixo temos jogos de alfabetização que constam na cartilha Alegria de Saber. cada jogo é explicado antes das imagens. Clique em cada imagem para imprimir ou salvar para seu computador. Os jogos dão ideias para outros jogos que você, como professor, poderá criar em sala de aula.

Jogos de alfabetização Alegria de Saber

Jogo brincando com as vogais para imprimir

  • Observe cada uma das figuras
  • Vamos dizer em voz alta cada um dos desenhos? Com que letra começam?
  • Vamos recortar e colocar o desenho na fileira da letra?
  • Sabem como chamamos essa letras?

Jogo da Memória

  • Recorte cada uma das fichas
  • Convide uma ou mais pessoas para jogar
  • Espalhem as fichas de modo que fiquem de cabeça para baixo
  • Cada participante vira duas fichas e verifica se elas são iguais. Se forem iguais, ele guardará para si e terá direito a uma nova jogada, Se forem diferentes, deverá deixar no mesmo lugar as fichas viradas para baixo.
  • ***Atenção: é importante a criança não esquecer o lugar de cada ficha, pois ganha o jogo quem acerta o maior número de pares iguais.

Jogo Nosso Alfabeto

Destaque as fichas e as utilize para formar nomes de pessoas, lugares e objetos. Pode ainda fazer jogo da memória com as letras do alfabeto. Se quiser, poderá ainda cantar uma musiquinha com o nome das crianças.

Jogo Vamos brincar com as sílabas?

Utilize as letras e sílabas para formar palavras e frases. As fichas podem servir para autoditado, família das sílabas.

Faça ainda um Quebra-cabeça com as sílabas recortando as fichas e formando-as para descobrir os nomes.

Jogo Dominó das palavras

  • Recorte cada uma das fichas obedecendo às linhas tracejadas.
  • Convide duas pessoas para jogar. Cada uma receberá sete fichas, mantendo-as em segredo. As restantes serão empilhadas, viradas para baixo.
  • Um jogador começa, colocando uma ficha sobre a mesas, com a figura voltada para cima. o jogador seguinte apresenta uma ficha que combine com a que está na mesa. Vale a palavra ou o desenho. Caso o jogador não tenha essa ficha, comprará da pilha. Se a ficha não servir, o jogador passará a vez para o próximo.
  • O vencedor será aquele que colocar todas as fichas primeiro.

Fonte: Cartilha Alegria de saber – Jogos

** Não estimulamos a utilização de cartilhas, sendo o seu uso ou não, de total responsabilidade do(a) professor(a).