Descritores de Ciências 4º ano – Rio Educa 2015

Descritores de Ciências para o 4º ano do Ensino Fundamental segundo o Projeto Rio Educa 2015.

DESCRITORES DE CIÊNCIAS 4º ANO – Rio Educa 2015

1º BIMESTRE

  • Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo.
  • Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos.
  • Identificar as condições necessárias à realização da fotossíntese.
  • Identificar as plantas como produtoras de oxigênio, por meio do processo de fotossíntese.
  • Identificar os estados físicos da água por meio da observação de fenômenos naturais e do registro de experiências.
  • Identificar os processos de transformação do ambiente, tais como desmatamentos, queimadas, acúmulo de lixo e uso de agrotóxico.
  • Perceber que a água na natureza está em constante movimento e transformação de seus estados físicos (sólido, líquido e gasoso).
  • Reconhecer a importância das plantas para evitar o processo de erosão.
  • Reconhecer o processo de germinação das plantas, por meio de ilustração figurativa.
  • Reconhecer o solo como o lugar em que vários tipos de vida se desenvolvem.

2º BIMESTRE

  • Correlacionar os seres vivos produtores da cadeia alimentar aos vegetais que realizam a fotossíntese.
  • Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do conceito de ecossistema.
  • Diferenciar os níveis tróficos segundo a maneira como os seres vivos obtêm a energia necessária para a sua sobrevivência.
  • Identificar as condições necessárias para a realização da fotossíntese.
  • Reconhecer a interação de fatores bióticos e abióticos, identificando-os em um ecossistema.
  • Reconhecer as funções da raiz, do caule, da folha e da flor, nos vegetais.
  • Reconhecer que, na fotossíntese, a planta utiliza energia solar, gás carbônico e água para produzir açúcares que podem ser utilizados imediatamente ou estocados.
  • Reconhecer, em cadeias e teias alimentares, a presença de produtores, consumidores e decompositores.
  • Reconhecer, em cadeias e teias alimentares, a presença de produtores, consumidores e decompositores

3º BIMESTRE

  • Explicar a utilização de determinados materiais, na confecção de objetos, considerando suas propriedades: condutibilidade elétrica e de calor, transparência, isolamento térmico, resistência mecânica etc.
  • Identificar a importância da reciclagem e da reutilização de materiais para a preservação e a conservação dos recursos naturais.
  • Identificar materiais diversos como bons ou maus condutores de calor, na análise de situações práticas e experimentais.
  • Identificar o conceito de efeito estufa, reconhecendo que se trata de um processo natural e importante para a manutenção de temperaturas que permitem a vida no planeta Terra.
  • Perceber a relação entre o uso desmedido de combustíveis fósseis e o fenômeno do aquecimento global.
  • Reconhecer segurança e riscos no uso da eletricidade em diferentes situações do cotidiano.
  • Selecionar objetos e/ou materiais que podem ser reduzidos, reutilizados ou reciclados, dentre alguns considerados, rotineiramente, como lixo doméstico.

4º BIMESTRE

AGUARDE…