Cadernos de Formação do PNAIC 2015

Para os professores que buscam os cadernos de Formação do PNAIC 2015 para download, aqui tem para baixar para o seu computador.

Em 2013, a ênfase do PNAIC baseou-se na formação em Língua Portuguesa e, em 2014, na formação em Matemática. Já em 2015, a novidade será a ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização. Para esta nova etapa da formação, cada orientador de estudos e professor alfabetizador receberá um Kit de formação contendo um caderno de apresentação, um caderno para gestores e equipe pedagógica e dez cadernos com textos teóricos sobre os temas da formação, relatos de professores e sugestões de atividades.

O trabalho com os professores alfabetizadores com este conjunto de cadernos tem a tarefa de ampliar as discussões sobre a alfabetização na perspectiva do letramento, numa abordagem interdisciplinar. O processo de formação privilegia um diálogo permanente e sistemático com a prática docente e com a equipe pedagógica da escola para a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes e para a melhoria da qualidade do ensino público brasileiro.

Criado em 2012, o PNAIC busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade (3º ano do ensino fundamental), faixa etária considerada tardia para muitos especialistas. Apesar disso, o percentual de jovens que ainda não sabem ler nem escrever nessa idade é de 15,2% segundo o mais recente Censo Demográfico do IBGE (2010). A metodologia do PNAIC propõe estudos e atividades práticas para atualizar ou aprofundar a formação dos alfabetizadores da rede pública e seus resultados foram aferidos na primeira edição da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). A prova foi realizada em 2013 com alunos do 3º ano matriculados em escolas que aderiram ao pacto, mas, diferentemente de outros exames de larga escala, os relatórios de desempenho da ANA foram disponibilizados apenas às escolas a fim de evitar comparações que pudessem prejudicar as crianças.

O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolares. Cinco princípios centrais orientam a proposta:

  • Currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais;
  • Integração entre os componentes curriculares;
  • Foco na organização do trabalho pedagógico;
  • Seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento;
  • Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.

RECURSOS DIDÁTICOS PARA SALA DE AULA – 2015
– Livros didáticos;
– Livros de literatura (PNBE);
– Obras Complementares (PNLD);
– Jogos de alfabetização (caixa 2);
– Baú da aprendizagem.

Um dos eixos estruturantes do Pacto, o eixo Materiais Didáticos e Pedagógicos é composto por conjuntos de materiais específicos para alfabetização, tais como:

  • livros didáticos (entregues pelo PNLD) e respectivos manuais do professor;
  • obras pedagógicas complementares aos livros didáticos e acervos de dicionários de Língua Portuguesa (também distribuídos pelo PNLD);
  • jogos pedagógicos de apoio à alfabetização; obras de referência, de literatura e de pesquisa (entregues pelo PNBE);
  • obras de apoio pedagógico aos professores;
  • jogos e softwares de apoio à alfabetização.

Além de novos conteúdos para alfabetização, também foi previsto o aumento da quantidade de livros e jogos entregues às escolas, pois cada turma receberá um acervo, podendo criar uma biblioteca acessível a crianças e professores na própria sala de aula.

Cadernos de Formação do PNAIC 2015

Apresentação – PNAIC 2015 Caderno Apresentacao

Gestão Escolar – PNAIC 2015 Caderno Gestores

01 – Currículo na perspectiva da inclusão e diversidade: as diretrizes curriculares nacionais da Educação Básica e o ciclo de Alfabetização

02 – A criança no Ciclo de Alfabetização

03 – Interdisciplinariedade no ciclo de alfabetização

04 – A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização  

05 – A oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização

06 – A Arte no ciclo de alfabetização

07- A alfabetização matemática na perspectiva do letramento

08 – Ciências da Natureza no ciclo de alfabetização

09 – Ciências Humanas no cilo de alfabetização

10 – Integrando saberes