Adeus, Içami Tiba

Hoje, dia 02 de agosto de 2015, faleceu um grande homem, mas principalmente, um grande educador. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês para tratamento de um câncer desde janeiro deste ano. Não resistiu.

Hoje morreu Içami Tiba, com 74 anos de idade, destes, 43 anos foram dedicados à psiquiatria. Içami era Médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre educação familiar e escolar e palestrante brasileiro.

A família Tiba postou no Facebook sobre sua morte:

morte icami tiba

“É com imensa tristeza que a família Tiba comunica o falecimento do marido, pai e avô Içami, que nos deixa lembranças infinitas e um vazio imenso.
Seu legado de trabalho, retidão, alegria, ideias e amorosidade ficarão para sempre nas mentes e corações de sua família, amigos, pacientes, alunos e leitores.
A todos seus seguidores, a nossa mais profunda gratidão.” (Família Tiba)

Içami Tiba deixa a mulher Maria Natércia, os filhos Natércia Tiba, André Luiz Martins Tiba e Luciana Martins Tiba, os netos Kaká e Dudu.

icami tiba foto

Livros de Içami Tiba

Suas obras foram referência para pais, filhos, educadores, psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos. Tiba tinha uma visão considerada moderna e adequada aos dias atuais. Ele foi reconhecido por usar uma linguagem coloquial e bem humorado.

Içami Tiba escreveu mais de 40 livros sobre educação, entre eles, Sexo e Adolescência (Editora Ática); Puberdade e Adolescência (Editora Ágora); Saiba Mais sobre Maconha e Jovens (Editora Ágora); 123 Respostas sobre Drogas (Editora Scipione); Adolescência, o Despertar do Sexo (Editora Gente); Seja Feliz, Meu Filho (Editora Gente); Abaixo a Irritação (Editora Gente); Anjos Caídos – Como Prevenir e Eliminar as Drogas na Vida do Adolescente (Editora Gente); Quem Ama, Educa! (Editora Gente); Homem-Cobra, Mulher-Polvo (Editora Gente) e Adolescentes: Quem Ama, Educa! (Integrare Editora). Este último livro foi lançado pela editora fundada por ele em 2005.

Sobre a arte de bem viver

 

  1. Não exija dos outros o que eles não podem lhe dar, mas cobre de cada um sua responsabilidade
  2. Não deixe de usufruir o prazer, desde que não faça mal a ninguém Não pegue mais do que precisa, mas lute por seus direitos
  3. Não olhe as pessoas só com seus olhos, mas olhe-se também com os olhos delas Não fique ensinando sempre, você pode aprender muito mais
  4. Não desanime perante o fracasso, supere-se transformando-o em aprendizado Não se aproveite de quem se esforça tanto, ele pode estar fazendo o que você deixou de fazer
  5. Não estrague um programa diferente com seu mau humor, descubra a alegria da novidade Não deixe a vida se esvair pela torneira pode faltar aos outros…
  6. O amor pode absorver muitos sofrimentos, menos a falta de respeito por si mesmo! Se você quer o melhor das pessoas, dê o máximo de si, já que a vida lhe deu tanto
  7. Enfim, agradeça sempre, pois a gratidão abre as portas do coração… (Içami Tiba)

Sobre a importância dos primeiros relacionamentos

Quanto mais próxima do nascimento, mais a criança segue seu ritmo biológico, e a disciplina deverá obedecer a esse ritmo, não o inverso.

Entre os ritmos mais importantes, estabelecidos desde os primeiros dias de vida, estão a alimentação e o sono do bebê, porque dependem da interação com a mãe. O bebê não sabe falar, por isso chora quando tem fome. O auge da maternidade acontece nesta hora: amamentar a criança e iniciar com ela uma relação muito íntima.

Nessa interação, a mãe transmite o modo de ser da família (“como-somos”), e isso é essencial para ajudar o filho a formar seu ser psicológico, pois a criança traz ao nascer apenas seu ser biológico (cromossomos). O pai deve ter muita saúde psicológica para participar do gesto da alimentação, que tem um imenso significado afetivo. Afinal, a criança não precisa só de leite.

“O leite alimenta o corpo. O afeto, a alma. Criança sem alimento fica desnutrida. Criança sem afeto entra em depressão.”

Sobre a Internet e as Drogas

É preciso competência. Só amor não basta para tirar nenhum filho das drogas, é preciso conhecimento. Antigamente só o amor ajudava. O mundo tecnológico avançou tanto, os perigos são tão diferentes, não dá para pensar que só o amor protege. (Içami Tiba)

Sobre a Educação no Brasil

Como se vê, temos muito o que fazer para progredir em Educação no Brasil. É nossa obrigação com a humanidade preparar uma geração para o mundo que estamos a lhe deixar. Então, mãos à obra. Pais, Educadores e toda a sociedade devem ser também praticantes da Alta Performance! Eduquemos nossos filhos para seu próprio futuro. (Içami Tiba)

Outras frases de Içami Tiba

icami tiba quem ama educa

Quem ama, educa!Pais e Educadores de Alta Performance 2

quem ama educa

meritocracia icami tiba

icamitiba 2

relacionamentos icami tiba

disciplina icami tiba

frases tiba

criancas mal-educadas

pais icami

icami tiba

adolescentes icami tiba

icamitiba

pais-e-educadores-de-alta-performance

Adeus, Içami Tiba. Descanse em paz. ♥